Modalidades de Integração
Um continuum de "soluções" das mais integradoras às menos integradoras - também propostas pela OCDE (1994, p.28-29) - poderia descrever-se da seguinte forma:
Colocação em classe normal com modalidades particulares de apoio (actividades de apoio - organização do trabalho, consolidação das aprendizagens, etc. - asseguradas pelo professor da classe, com um ratio prof./aluno pequeno);
Colocação em classe normal com apoio ao aluno em certas matérias ao programa (professor de apoio, apoio acrescido, etc.);
Colocação em classe normal de que o aluno é retirado durante certas sessões para receber, num local particular, a ajuda de um ou vários especialistas;
Colocação em classe normal frequentada a tempo parcial em alternância com actividades em classe especial;
Colocação em classe especial, frequentada a tempo parcial, em alternância com actividades em classe normal;
Frequência exclusiva de uma classe ou unidade especial;
Inscrição numa classe normal frequentada em alternância com uma escola especial;
Inscrição em escola especial frequentada em alternância com uma classe normal.
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