Níveis de integração
A aplicação do principio da integração foi alvo de vários estudos e propostas organizacionais, definindo um conteúdo de serviços organizados, no sentido da aproximação entre os alunos com dificuldades especiais na escola e os seus pares da vida comum.
Desta forma a escola deve modificar-se organizacionalmente e estruturalmente no sentido de garantir uma variedade de recursos e disponibilidade, que entre as mudanças bruscas do contexto educacional do aluno.
A integração pode ser dividida em grupos:
-integração física - eliminação de barreiras arquiectónicas e arranjos do espaço físico para permitir os contactos entre os alunos com deficiências e alunos sem deficiências;
- integração terminológica - evitamento e exclusão de todo o tipo de "rótulos" e de "etiquetas" relativas à designação das pessoas/alunos com deficiências;
-integração administrativa - os alunos com deficiências são sujeitos às mesmas regras administrativas que os seus colegas sem deficiências, embora possam existir algumas diferenças relativamente a algumas das suas necessidades especiais;
-integração social - os contactos sociais entre os alunos com deficiência e os seus colegas não-deficientes são constantes e intensivos;
dintegração curricular - o mesmo quadro curricular (objectivos a longo prazo) para todos os alunos (deficientes ou não...)
-integração psicológica - todos os alunos são educados em conjunto, isto é, na mesma sala ao mesmo tempo e utilizando os mesmos programas
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