SORRISOS de criança
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
SORRISOS de criança

Um espaço dedicado ao interesse dos pais, encarregados de educação, educadores de infância, professores e crianças
 
InícioPortalGaleriaProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar
Últimos assuntos
» Nel Monteiro Azar Na Praia 1984
Os disléxicos precisam de mais tempo para realizar tarefas quotidianas. Icon_minitimeTer 22 Ago 2023, 04:55 por KENY2

»  Grandes.Classicos.Infantis.PT.PT
Os disléxicos precisam de mais tempo para realizar tarefas quotidianas. Icon_minitimeSex 04 Dez 2020, 00:09 por jmtm

» Heidi-Serie.Completa.PT.PT
Os disléxicos precisam de mais tempo para realizar tarefas quotidianas. Icon_minitimeSeg 23 Nov 2020, 18:17 por jmtm

» As.Aventuras.De.Tom.Sawyer-Serie.Completa. PT.PT
Os disléxicos precisam de mais tempo para realizar tarefas quotidianas. Icon_minitimeTer 27 Out 2020, 15:01 por 1olga2

» Huntik – 1ª e 2ª temporada PT-PT
Os disléxicos precisam de mais tempo para realizar tarefas quotidianas. Icon_minitimeDom 25 Out 2020, 03:12 por AlvoErrado2

» Os Octonautas (completa) PT-PT
Os disléxicos precisam de mais tempo para realizar tarefas quotidianas. Icon_minitimeTer 23 Out 2018, 17:20 por Bagresapo

» Luísa Amaro - Argvs (2014)
Os disléxicos precisam de mais tempo para realizar tarefas quotidianas. Icon_minitimeSeg 08 Out 2018, 19:02 por fgost

» filmesonlinegratis
Os disléxicos precisam de mais tempo para realizar tarefas quotidianas. Icon_minitimeSex 28 Set 2018, 23:44 por 

» Morangos Com Acucar filme PT-PT
Os disléxicos precisam de mais tempo para realizar tarefas quotidianas. Icon_minitimeSex 28 Set 2018, 23:42 por 

» Zorro-A.Lenda.De.Zorro-Vol.1. A.Vol.3.PT.PT
Os disléxicos precisam de mais tempo para realizar tarefas quotidianas. Icon_minitimeSex 28 Set 2018, 23:28 por 

» Aprender.Inglês.Com.o.Noddy-Serie.Completa. PT.PT
Os disléxicos precisam de mais tempo para realizar tarefas quotidianas. Icon_minitimeSáb 28 Abr 2018, 19:54 por dogwhite

» Disney.Magic.English.Serie.Completa PT-PT
Os disléxicos precisam de mais tempo para realizar tarefas quotidianas. Icon_minitimeSáb 28 Abr 2018, 19:46 por dogwhite

»  Fatal Fury: O Filme PT-PT
Os disléxicos precisam de mais tempo para realizar tarefas quotidianas. Icon_minitimeQui 07 Set 2017, 10:10 por bombjack

» Paprika
Os disléxicos precisam de mais tempo para realizar tarefas quotidianas. Icon_minitimeQui 07 Set 2017, 10:10 por bombjack

» Little Witch Academia
Os disléxicos precisam de mais tempo para realizar tarefas quotidianas. Icon_minitimeQui 07 Set 2017, 10:03 por bombjack

Quantos nos visitam

Regista-te neste fórum
Faz o teu registo para teres acesso a tudo... é muito fácil e poderás aceder a todo o conteúdo deste fórum
Social bookmarking
Social bookmarking reddit      

Conservar e compartilhar o endereço de SORRISOS de criança em seu site de social bookmarking
QUEM NOS VISITA


abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     
CalendárioCalendário

 

 Os disléxicos precisam de mais tempo para realizar tarefas quotidianas.

Ir para baixo 
AutorMensagem
Elsa
Fundadora
Fundadora
Elsa


Feminino Mensagens : 4941
Pontos : 9601
Data de inscrição : 27/09/2013

Os disléxicos precisam de mais tempo para realizar tarefas quotidianas. Empty
MensagemAssunto: Os disléxicos precisam de mais tempo para realizar tarefas quotidianas.   Os disléxicos precisam de mais tempo para realizar tarefas quotidianas. Icon_minitimeSeg 30 Set 2013, 00:34

Os disléxicos precisam de mais tempo para realizar tarefas quotidianas.

Os disléxicos precisam de mais tempo para realizar tarefas quotidianas. No dia-a-dia a criança despende muito tempo para realizar determinadas tarefas, como escrever um email ou reunir informação para um trabalho escolar.
A criança disléxica demora mais tempo a fazer seja o que for: escrever, acertar na ortografia, ler, seguir indicações de orientação, estudar. Ela tem de trabalhar mais do que os colegas e muitas vezes com resultados inferiores. Mesmo que utilize todas as estratégias disponíveis para lidar com a dislexia, demora mais tempo que os outros.
Muitas vezes estudará a matéria e no momento do exame, simplesmente a matéria que sabia tão bem irá desaparecer! Ou então ao ler uma pergunta do teste não compreende o que é pedido e portanto responde algo errado ou pelo menos descontextualizado.
Tudo isto pode tornar-se bastante frustrante, por isso faça questão de lembrar ao seu filho que ele não é preguiçoso ou burro, apenas precisa de mais tempo para encontrar as respostas. Transmita-lhe segurança e apoio.
Sentem-se frequentemente desorientados e confusos.
Os disléxicos sentem-se frequentemente desorientados e confusos. Para uma criança com dislexia é assustador estar constantemente na incerteza se o que ouviu está correcto ou se o que leu corresponde mesmo ao que as palavras significam. Conceitos simples como “antes”, “anteriormente” esquerda” ou “direita” podem ser difíceis para uma criança disléxica. Muitas vezes as expressões e orientações que usamos para organizar o mundo podem ser muito confusas, a criança disléxica tem de fazer um esforço extra para orientar-se no ambiente que a rodeia.
A criança com esta dificuldade de aprendizagem como está perante uma incerteza constante quanto a indicações de orientação e a números pode sentir-se “em baixo”: “Porque não consigo fazer isto que os outros não têm problema?” ou “Porque não consigo estar à hora certo no sitio certo?”
Para se perceber melhor esta confusão que os disléxicos sentem, pense num momento em que se sentiu tão cansado que não conseguiu pensar. Isto pode acontecer a qualquer pessoa de vez em quando, mas no caso de crianças com dislexia, mesmo descansando bastante, é quase uma situação de dia-a-dia.
O disléxicos sentem-se desorientados e confusos quando têm que, por exemplo, recordar nomes, enumerar informação por ordem cronológica, encontrar um local onde já foram imensas vezes, dar os eu número de telefone ou apontar o email de um amigo.
É muito importante auxiliar o disléxico na reorganização constante do seu mundo e ensinar-lhe estratégias que permitam minimizar as suas dificuldades no dia-a-dia.
Dificuldades com memória
A dislexia representa dificuldades com memória, ou melhor, com a forma como se organiza a informação a nível cerebral. Quando uma pessoa não disléxica guarda algo na memória, essa informação é guardada como se se tratasse de um ficheiro de computador, bem organizada e catalogada, numa pasta específica. No entanto, um disléxico tem apenas um único e grande ficheiro sem categorias ou subtítulos. A informação está lá, mas leva muito tempo a encontrar.
Robert Frank, psicólogo disléxico, afirma: “Sendo professor na universidade, já ensinei psicologia inúmeras vezes. No entanto, cada vez que tenho de dar o curso, preciso de reactivar o cérebro para localizar e reorganizar a matéria. Tenho de despender muito tempo a estudar novamente e a reorganizar a matéria que já deveria saber de cor.”
Lembrar nomes, locais onde se guardou algo ou relembrar acontecimentos passados pode ser um verdadeiro problema para uma criança, jovem ou adulto disléxico.
É importante ajudar o disléxico a ultrapassar este sentimento de frustração e de perda sempre que não se lembra de algo que muitas vezes faz parte do seu dia-a-dia. Elogie pelas suas características positivas e, em conjunto, encontre mecanismos que funcionem e colmatem as suas falhas.

Momentos no dia que trabalha melhor

Quando estudar? Qual a melhor altura para estudar, especialmente se o seu filho tem dificuldades de aprendizagem, por exemplo, dislexia?
Esta é uma pergunta que muitos pais e mesmo profissionais se colocam diariamente. O mais importante é conhecer a criança ou jovem com dificuldades de aprendizagem, perceber qual o período do dia em que o seu cérebro funciona melhor e qual o período do dia em que simplesmente tudo o que faz corre menos bem.
Não existe uma fórmula para descobrir o “tempo mágico” em que o seu filho aprenderá melhor, muitas crianças funcionam melhor de manhã, após uma noite de descanso, outras será ao final do dia que terão mais disponibilidade mental. O melhor apoio que poderá dar é ajudá-lo a descobrir quando trabalha melhor.
No entanto e de acordo com a experiência, as crianças ou jovens disléxicos trabalham melhor depois de uma boa noite de sono, no fundo como a maioria das crianças e jovens. Quando a criança disléxica fica acordada até muito tarde e não tem horários de sono saudáveis intensifica a sua sensação de desorganização, prejudicando a produtividade do dia seguinte.
Assim, é importante criar bons hábitos de sono e planificar bem o tempo de estudo para potenciar o resultado do mesmo.
Ir para o topo Ir para baixo
https://sorrisos.forumeiros.com
 
Os disléxicos precisam de mais tempo para realizar tarefas quotidianas.
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Dicas para Professores de Disléxicos
» bananas maduras por muito mais tempo
» Porque é mais seguro o meu filho viajar no automóvel voltado para trás?
» O que as mães precisam de saber - dicas
» Guia para cromoterapia: o significado de cada cor para o pote da calma

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
SORRISOS de criança :: ✮☆✮ Ser Especial ✮☆✮ :: Dislexia-
Ir para: