SORRISOS de criança

Um espaço dedicado ao interesse dos pais, encarregados de educação, educadores de infância, professores e crianças
 
InícioGaleriaBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe
 

 Dicas para Professores de Disléxicos

Ir em baixo 
AutorMensagem
Elsa
Fundadora
Fundadora
Elsa

Feminino Mensagens : 4941
Pontos : 9601
Data de inscrição : 27/09/2013

Dicas para Professores de Disléxicos Empty
MensagemAssunto: Dicas para Professores de Disléxicos   Dicas para Professores de Disléxicos Icon_minitimeSeg 30 Set 2013, 00:31

Dicas para Professores de Disléxicos


Dicas para Professores de Disléxicos para ajudar estes alunos na sala de aula. Dicas para Professores de Disléxicos no sentido de promover o desenvolvimento do aluno com dislexia para que este atinja o seu potencial.
A melhor abordagem perante um aluno disléxico é a multissensorial, ou seja facilitar a aprendizagem utilizando todos os meios disponíveis: visual, auditivo, oral, táctil e cinestésico. Esta abordagem permite que o aluno use os seus pontos fortes para colmatar os mais fracos.
Interessar-se genuinamente pelo aluno disléxico e pelas suas dificuldades e especificidades e deixar que ele perceba esse interesse, para que se sinta confortável para pedir ajuda;
Na sala de aula, posicionar o aluno disléxico perto do professor, para receber ajuda facilmente;
Repetir as novas informações e verificar se foram compreendidas;
Dar o tempo suficiente para o trabalho ser organizado e concluído;
Ensinar métodos e práticas de estudo;
Encorajar as práticas da sequência de ver/observar, depois tapar, depois escrever e depois verificar, utilizando a memória;
Ensinar as regras ortográficas;
Utilizar mnemónicas;
Incentivar o uso do computador como ferramenta de digitação de texto;
Incentivar o uso do corrector ortográfico de um processamento de texto;
Permitir a apresentação de trabalhos de forma criativa, variada e diferente: gráficos, diagramas, processamento de texto, vídeo, áudio, etc;
Criar e enfatizar rotina para ajudar o aluno disléxico adquirir um sentido de organização;
Elogiar ,de forma verdadeira, o que aluno disléxico fizer ou disser bem, dando-lhe a oportunidade de “brilhar”;
Incentivar a participação em trabalhos práticos;
Nunca partir do pressuposto que o aluno disléxico é preguiçoso ou descuidado;
Nunca fazer comparações com o resto da turma;
Não pedir ao aluno disléxico para ler em voz alta na sala de aula;
Não corrigir todos os seus erros (evitar o uso da cor vermelha, para não ser tão evidente os seus erros);
Não insistir na reformulação, a menos que exista um propósito claro.




reorganizar a matéria. Tenho de despender muito tempo a estudar novamente e a reorganizar a matéria que já deveria saber de cor.”
Lembrar nomes, locais onde se guardou algo ou relembrar acontecimentos passados pode ser um verdadeiro problema para uma criança, jovem ou adulto disléxico.
É importante ajudar o disléxico a ultrapassar este sentimento de frustração e de perda sempre que não se lembra de algo que muitas vezes faz parte do seu dia-a-dia. Elogie pelas suas características positivas e, em conjunto, encontre mecanismos que funcionem e colmatem as suas falhas.
Voltar ao Topo Ir em baixo
https://sorrisos.forumeiros.com
 
Dicas para Professores de Disléxicos
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
SORRISOS de criança :: ✮☆✮ Ser Especial ✮☆✮ :: Dislexia-
Ir para: