Sinais de risco ao nível da comunicação
• Com 1 mês:
– não responder/reagir à voz humana;
– não produzir sons.
• Aos 3 meses:
– não virar a cabeça quando ouve uma voz;
– não pegar e dar a vez nas interacções com os outros.
• Aos 4 meses:
– não sorrir para as pessoas que lhe falam.
• Aos 5 meses:
– não discriminar vozes amigáveis;
– não responder ao nome.
• Entre os 9 e os 12 meses:
– não manifestar intenção para obter objectos ou a atenção dos outros
• Entre os 18 e os 20 meses:
– não reagir quando a chamam por trás;
– não mostrar interesse quando lhe é contado qualquer coisa;
– não gostar de brincar a jogos como cu-cu ou
“apanhada”;
– não conseguir concentrar-se alguns minutos na mesma actividade;
– não apontar para o objecto que quer;
– não brincar ao faz-de-conta.
• Dos 2 aos 5 anos:
– não gostar de brincar com outras crianças;
– não manter interesse quando lhe contam uma história
Sinais de risco ao nível da linguagem
• Entre 12 e os 18 meses:
– não apontar para os objectos nomeados;
– não compreender ordens simples;
– não produzir a primeira palavra.
• Entre os 18 e os 24 meses:
– não reagir ao “NÃO”;
– não identificar objectos familiares;
– não compreender categorias semânticas básicas (ex.: brinquedos, comida, roupa);
– não nomear os objectos familiares;
– não fazer frases com duas palavras;
– não perguntar o nome dos objectos.
• Entre 24 e os 30 meses:
– não cumprir ordens de 2 comandos;
– não produzir frases com 2-3 palavras.
• Entre 3 e os 4 anos:
– dificuldades em compreender pedidos/recados;
– não produzir frases com 4-5 palavras;
– não usar plurais, pronomes possessivos, adjectivos e a negativa.
• Entre 4 e 5 anos:
– não compreender noções de tempo e quantidade;
– discurso pouco estruturado, sendo só compreendida pelos pais;
– não fazer perguntas do tipo: Porquê? Como? Onde? Quando?
• Entre 5 e 6 anos:
– não produzir frases complexas.
Sinais de risco ao nível da falaOmitir, trocar e distorcer sons, tendo em conta que no desenvolvimento normal os mesmos surgem pela seguinte cronologia:
• Aos 2 anos:
– [m] (ex.: mão);
– [p] (ex.: pato);
– [n] (ex.: nabo);
– [b] (ex.: bola);
– [d] (ex.: dominó);
– [t] (ex.: rato).
• Aos 2 anos e meio:
– [R] (ex.: remo);
– [k] (ex.: carro);
– [g] (ex.: gato).
• Entre os 3 e os 3 anos e meio:
– [f] (ex.: figo);
– [s] (ex.: sapato).
• Entre os 4 e os 4 anos e meio:
– [l] (ex.: lapa);
– [r] (ex.: cara);
– [v] (ex.: vela);
– [z] (ex.: zorro);
– [j] (ex.: janela);
– [ch] (ex.: xaile).
– preferir alimentos pastosos a sólidos;
– “falar pelo nariz”;
– usar ou ter usado chupeta até muito tarde (3-4 anos);
– continuar a gaguejar depois dos 5 anos;
– demonstrar receio de falar por medo de gaguejar;
– apresentar uma voz rouca;
– gritar com muita frequência;
– falar muito, muito rápido e muito alto.