Sinais de Alerta - Em Crianças e que merecem ser avaliadas por especialista em terapia de fala ou equipa multidisciplinar
Em Crianças
0-6 meses
• Não reage aos sons;
• Não vocaliza;
• Bébe silencioso;
6-12 meses
• Não reage a sons;
• Não emite padrões de entoação;
• Não vocaliza;
• Não faz lalação;
1 aos 2 anos
• Não diz palavras;
• Não reconhece o nome;
• Não conhce as funções dos objectos do dia-a-dia;
• Não usa gestos;
2 aos 3 anos
• Não diz o seu próprio nome;
• Não reconhece objectos;
• Não cumpre ordens simples;
• Não utiliza palavras nem gestos para explicar as suas vontades;
• Usa palavras sem sentido;
• Não está atendo ao que lhe dizem;
3 aos 4 anos
• Não compreende frases com três palavras;
• Não cumpre ordens;
• Não reconhece a função dos objectos;
• A fala compreensível por todos;
• Não descreve acontecimentos;
4 aos 5 anos
• Não constrói frases;
• Não reproduz histórias ou acontecimentos;
• Não obedece a ordens;
• Dificuldades em identificar rimas e aliterações;
5 aos 6 anos
• Dificuldades em construir frases correctas;
• Discurso incoerente;
• Dificuldades em identificar erros gramaticais;
Idade pré-escolar
Perturbação da Leitura e da Escrita
• Presença de história familiar com atraso de desenvolvimento da linguagem ou dificuldade na aquisição da leitura e escrita;
• Atraso na fala em relação às outras crianças;
• Produção de frases curtas, com palavras mal pronunciadas, com omissões e substituições de sílabas e fonemas e pouco vocabulário;
• Dificuldades de compreensão;
• Confusão entre palavras semelhantes;
• Dificuldade em recordar nomes de cores, as formas, os dias de semana, etc;
• Dificuldade na aquisição de conceitos temporais e espaciais básicos (ontem/amanha, direita/esquerda, antes/depois, …);
• Dificuldade em aprender canções e lengalengas;
• Não saber as letras do seu nome;
• Dificuldade em aprender e recordar os nomes e os sons das letras;
• Dificuldade nas sequências e aprender a rima;
• Agitação e distracção frequente;
• Dificuldade em seguir ordens e rotinas;
Idade Escolar
Nos primeiros anos de escolaridade (durante o 1º ciclo)
• Dificuldade em aprender as relações entre os sons e as letras
• Dificuldade em ler monossílabos e segmentar palavras simples
• Maior facilidade em aprender algo que é explicado oralmente do que através da leitura e escrita
• Expressão verbal pobre e dificuldade em aprender palavras novas
• Tendência para escrever os números em espelho (com direcção e orientação inadequada)
• Dificuldade em aprender o alfabeto e tabelas de multiplicar
• Erros ortográficos frequentes nas palavras com correspondências grafo-fonémicas irregulares
• Dificuldade em reter sequências (dias da semana, meses do ano, …)
• Recusa ou insistência em adiar tarefas de leitura e escrita
• Falta de atenção/concentração
• Frustração e baixa auto-estima, que pode levar ao inicio de problemas de comportamento
Entre os 9 e os 12 anos
• Erros persistentes de leitura (embora melhore ao longo dos anos, continua a ser uma leitura lenta e com esforço)
• Dificuldade na leitura e interpretação de problemas matemáticos
• Dificuldade na compreensão de material escrito
• Desagrado e tensão durante a leitura em voz alta, fazendo uma leitura silabada e sem fluência
• Escrita com omissão de letras e/ou alteração de ordem das mesmas
• Erros na cópia
• Dificuldade na compreensão da linguagem oral e escrita
• Dificuldade em seguir instruções
Depois dos 12 anos:
• Tendência para realizar uma escrita descuidada, desordenada e por vezes incompreensível
• Dificuldades na gramática e erros ortográficos, por vezes, com permanência de omissões, alterações e adição da frase anterior
• Dificuldade em organizar uma composição
• Vocabulário compreensivo superior ao vocabulário expressivo
• Tendência para confundir instruções verbais e números de telefone
• Grande dificuldade na aprendizagem de línguas estrangeiras
• Aversão à leitura e escrita
• Aparecimento de problemas comportamentais (poderão existir anteriormente, mas têm maior evidência nesta altura)