SORRISOS de criança
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
SORRISOS de criança

Um espaço dedicado ao interesse dos pais, encarregados de educação, educadores de infância, professores e crianças
 
InícioPortalGaleriaProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar
Últimos assuntos
» Nel Monteiro Azar Na Praia 1984
linguagem e perturbações da linguagem Icon_minitimeTer 22 Ago 2023, 04:55 por KENY2

»  Grandes.Classicos.Infantis.PT.PT
linguagem e perturbações da linguagem Icon_minitimeSex 04 Dez 2020, 00:09 por jmtm

» Heidi-Serie.Completa.PT.PT
linguagem e perturbações da linguagem Icon_minitimeSeg 23 Nov 2020, 18:17 por jmtm

» As.Aventuras.De.Tom.Sawyer-Serie.Completa. PT.PT
linguagem e perturbações da linguagem Icon_minitimeTer 27 Out 2020, 15:01 por 1olga2

» Huntik – 1ª e 2ª temporada PT-PT
linguagem e perturbações da linguagem Icon_minitimeDom 25 Out 2020, 03:12 por AlvoErrado2

» Os Octonautas (completa) PT-PT
linguagem e perturbações da linguagem Icon_minitimeTer 23 Out 2018, 17:20 por Bagresapo

» Luísa Amaro - Argvs (2014)
linguagem e perturbações da linguagem Icon_minitimeSeg 08 Out 2018, 19:02 por fgost

» filmesonlinegratis
linguagem e perturbações da linguagem Icon_minitimeSex 28 Set 2018, 23:44 por 

» Morangos Com Acucar filme PT-PT
linguagem e perturbações da linguagem Icon_minitimeSex 28 Set 2018, 23:42 por 

» Zorro-A.Lenda.De.Zorro-Vol.1. A.Vol.3.PT.PT
linguagem e perturbações da linguagem Icon_minitimeSex 28 Set 2018, 23:28 por 

» Aprender.Inglês.Com.o.Noddy-Serie.Completa. PT.PT
linguagem e perturbações da linguagem Icon_minitimeSáb 28 Abr 2018, 19:54 por dogwhite

» Disney.Magic.English.Serie.Completa PT-PT
linguagem e perturbações da linguagem Icon_minitimeSáb 28 Abr 2018, 19:46 por dogwhite

»  Fatal Fury: O Filme PT-PT
linguagem e perturbações da linguagem Icon_minitimeQui 07 Set 2017, 10:10 por bombjack

» Paprika
linguagem e perturbações da linguagem Icon_minitimeQui 07 Set 2017, 10:10 por bombjack

» Little Witch Academia
linguagem e perturbações da linguagem Icon_minitimeQui 07 Set 2017, 10:03 por bombjack

Quantos nos visitam

Regista-te neste fórum
Faz o teu registo para teres acesso a tudo... é muito fácil e poderás aceder a todo o conteúdo deste fórum
Social bookmarking
Social bookmarking reddit      

Conservar e compartilhar o endereço de SORRISOS de criança em seu site de social bookmarking
QUEM NOS VISITA


abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     
CalendárioCalendário

 

 linguagem e perturbações da linguagem

Ir para baixo 
AutorMensagem
Elsa
Fundadora
Fundadora
Elsa


Feminino Mensagens : 4941
Pontos : 9601
Data de inscrição : 27/09/2013

linguagem e perturbações da linguagem Empty
MensagemAssunto: linguagem e perturbações da linguagem   linguagem e perturbações da linguagem Icon_minitimeQui 10 Out 2013, 22:23

Linguagem

   A linguagem é uma capacidade humana complexa, através da qual as pessoas comunicam umas com as outras
   e que consiste num conjunto estruturado de símbolos.
   A linguagem pode ser verbal (oral e escrita) ou não verbal (gestos, imagens,…).
   Quando existem dificuldades na aquisição da linguagem ou a pessoa a perde após a adquirir, fica, de certa forma,
   isolada dos que a rodeiam, pois a sua capacidade de comunicação fica comprometida.
   Atraso de desenvolvimento da linguagem (ADL)

   O atraso de desenvolvimento da linguagem define-se por alterações nos vários níveis da linguagem.
   A criança não evidencia a perda anterior de capacidades, mas manifesta a permanência de padrões
   linguísticos correspondentes a idades cronológicas anteriores (dificuldade em adquirir capacidades linguísticas,
   adequadas para a idade).
   O atraso no desenvolvimento da linguagem (ADL) é uma condição em que o nível de linguagem da criança é
   coincidente com o de uma criança mais nova. Este diagnóstico é utilizado até aos 6 anos, pois esta é a faixa
   etária em que se dá o desenvolvimento da linguagem.
   Disfunção da comunicação

   É uma quebra ou descontinuidade notória, na cadeia de comunicação (emissor, receptor, transferência de informação),
   que implica na capacidade da pessoa transferir para um grupo de pessoas, tendo em conta cada uma, ou várias
   componentes da linguagem que têm de estar alteradas.
   O défice na comunicação é acentuado e persistente e atinge tanto as aptidões verbais como as não verbais. Pode
   produzir-se um atraso ou ausência total do desenvolvimento oral. Nos sujeitos que falam pode observar-se uma
   acentuada incapacidade na competência para iniciar ou manter uma conversa com os outros ou um uso estereotipado
   ou repetitivo da linguagem ou uma linguagem idiossincrática. Também se observa uma ausência de jogo realista espontâneo,
   variando, ou de jogo social imitativo adequado ao nível de desenvolvimento. Quando se desenvolve a fala, o volume,
   a entoação, a velocidade, o ritmo ou a acentuação podem ser anormais (por exemplo, o tom de voz pode ser monótono ou
   conter elevações interrogativas no fim das frases). As estruturas gramaticais são muitas vezes imaturas e incluem o uso de
   uma linguagem estereotipada e repetitiva (por exemplo, repetições de palavras ou frases sem atender ao seu significado,
   repetição de rimas ou de anúncios comerciais) ou uma linguagem metafórica (isto é, uma linguagem que só pode ser claramente compreendida pelos que conhecem o estilo pessoal de comunicação do sujeito). A compreensão da linguagem está muitas vezes atrasada, e o indivíduo pode ser incapaz de compreender perguntas simples ou instruções. A perturbação da gramática (uso social)
   da palavra é muitas vezes evidenciada pela incapacidade para integrar palavras ou gestos, ou para compreender os aspectos humorísticos ou não literais do discurso, tais como a ironia ou os significados implícitos. O jogo imaginativo pode estar
   ausente ou ser acentuadamente deficitário. Estes indivíduos têm tendência para não se envolverem nos jogos simples
   de imitação ou rotinas infantis próprias da primeira ou segunda infância, ou se o fazem é fora do contexto ou de uma forma mecânica.
   Perturbação da linguagem (PL)

   Este diagnóstico ocorre em crianças em idade escolar que apresentam dificuldades em todas as componentes da linguagem.
   Perturbação específica da linguagem (PEL)

   Uma criança portadora de uma Perturbação Específica da Linguagem revela um desenvolvimento irregular
   dos níveis linguísticos, sem qualquer perda da linguagem já adquirida, nem lesões cerebrais observáveis
   associadas ao problema.
   A criança utiliza as suas próprias regras e consequentemente, deixa de ser compreendida pelos que a rodeiam.
   Afasia do desenvolvimento

   É uma alteração adquirida da linguagem e/ou da comunicação, consequência de uma lesão cerebral.
   Uma criança portadora deste tipo de perturbação não apresenta etapas de desenvolvimento linguístico
   homogéneo, tanto na expressão como na compreensão da linguagem.
   Afasia

   A afasia caracteriza-se pela perda (total ou parcial) ou pela desorganização linguísticas, como consequência
   de um acidente vascular ou de uma lesão. Na afasia as dificuldades manifestam-se na expressão e/ou na
   compreensão da linguagem oral (por exemplo anomia, etc.) ou escrita (por exemplo, dis/alexia, dis/agrafia, etc.).
Ir para o topo Ir para baixo
https://sorrisos.forumeiros.com
 
linguagem e perturbações da linguagem
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Perturbações na fala
»  A linguagem
» Teorias de Aquisição da Linguagem
» Desenvolvimento da Linguagem
» Componentes da Linguagem

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
SORRISOS de criança :: ✮☆✮ Linguagem - Fala- Comunicação e Voz ✮☆✮ :: A linguagem na criança-
Ir para: