SORRISOS de criança
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
SORRISOS de criança

Um espaço dedicado ao interesse dos pais, encarregados de educação, educadores de infância, professores e crianças
 
InícioPortalGaleriaProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar
Últimos assuntos
» Nel Monteiro Azar Na Praia 1984
Teorias de Aquisição da Linguagem Icon_minitimeTer 22 Ago 2023, 04:55 por KENY2

»  Grandes.Classicos.Infantis.PT.PT
Teorias de Aquisição da Linguagem Icon_minitimeSex 04 Dez 2020, 00:09 por jmtm

» Heidi-Serie.Completa.PT.PT
Teorias de Aquisição da Linguagem Icon_minitimeSeg 23 Nov 2020, 18:17 por jmtm

» As.Aventuras.De.Tom.Sawyer-Serie.Completa. PT.PT
Teorias de Aquisição da Linguagem Icon_minitimeTer 27 Out 2020, 15:01 por 1olga2

» Huntik – 1ª e 2ª temporada PT-PT
Teorias de Aquisição da Linguagem Icon_minitimeDom 25 Out 2020, 03:12 por AlvoErrado2

» Os Octonautas (completa) PT-PT
Teorias de Aquisição da Linguagem Icon_minitimeTer 23 Out 2018, 17:20 por Bagresapo

» Luísa Amaro - Argvs (2014)
Teorias de Aquisição da Linguagem Icon_minitimeSeg 08 Out 2018, 19:02 por fgost

» filmesonlinegratis
Teorias de Aquisição da Linguagem Icon_minitimeSex 28 Set 2018, 23:44 por 

» Morangos Com Acucar filme PT-PT
Teorias de Aquisição da Linguagem Icon_minitimeSex 28 Set 2018, 23:42 por 

» Zorro-A.Lenda.De.Zorro-Vol.1. A.Vol.3.PT.PT
Teorias de Aquisição da Linguagem Icon_minitimeSex 28 Set 2018, 23:28 por 

» Aprender.Inglês.Com.o.Noddy-Serie.Completa. PT.PT
Teorias de Aquisição da Linguagem Icon_minitimeSáb 28 Abr 2018, 19:54 por dogwhite

» Disney.Magic.English.Serie.Completa PT-PT
Teorias de Aquisição da Linguagem Icon_minitimeSáb 28 Abr 2018, 19:46 por dogwhite

»  Fatal Fury: O Filme PT-PT
Teorias de Aquisição da Linguagem Icon_minitimeQui 07 Set 2017, 10:10 por bombjack

» Paprika
Teorias de Aquisição da Linguagem Icon_minitimeQui 07 Set 2017, 10:10 por bombjack

» Little Witch Academia
Teorias de Aquisição da Linguagem Icon_minitimeQui 07 Set 2017, 10:03 por bombjack

Quantos nos visitam

Regista-te neste fórum
Faz o teu registo para teres acesso a tudo... é muito fácil e poderás aceder a todo o conteúdo deste fórum
Social bookmarking
Social bookmarking reddit      

Conservar e compartilhar o endereço de SORRISOS de criança em seu site de social bookmarking
QUEM NOS VISITA


abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     
CalendárioCalendário

 

 Teorias de Aquisição da Linguagem

Ir para baixo 
AutorMensagem
Elsa
Fundadora
Fundadora
Elsa


Feminino Mensagens : 4941
Pontos : 9601
Data de inscrição : 27/09/2013

Teorias de Aquisição da Linguagem Empty
MensagemAssunto: Teorias de Aquisição da Linguagem   Teorias de Aquisição da Linguagem Icon_minitimeQui 10 Out 2013, 22:32

Teorias de Aquisição da Linguagem


Desde os anos cinquenta que têm surgido várias teorias relativamente à aquisição da linguagem. Enquanto uns defendem que um bebé aprende de forma inata, outros dizem que aprende por imitação, ou ainda, devido ao contexto social em que está inserido.
Embora não haja ainda conhecimento exacto de como e porquê a criança adquire linguagem, de forma geral, é tido como certo, de que tem a ver com três factores: maturação física, desenvolvimento cognitivo e socialização. No entanto, o contributo particular de cada factor para esse processo, ainda é bastante discutido. Assim como as teorias que, apesar de, todas terem dado o seu contributo para o conhecimento actual da linguagem e os seus problemas, ainda nenhuma obteve a adesão geral de todos os linguistas.

Perspectiva Inatista



A hipótese inatista da aquisição da linguagem é uma teoria proposta por Chomsky nos anos 50, segundo a qual o ser humano nasce com uma capacidade inata no cérebro para adquirir linguagem, da mesma forma como adquire o andar. A tarefa da criança será a de desenvolver a sua faculdade em função do ambiente que a rodeia e não apenas a de imitar o que ouve (Costa e Santos, 2003).
Chomsky aponta alguns argumentos fortes em defesa da sua teoria, sendo eles, o facto de os bebés terem a capacidade de produzir palavras ou frases que nunca ouviram antes. Se a aquisição fosse um processo meramente imitativo a criança não produziria essas mesmas frases. Assim como o facto de as crianças serem sistemáticas nos seus erros, se a criança estivesse apenas a imitar ela não deveria ser sistemática, nem manter-se assim durante um certo período do desenvolvimento (Costa e Santos, 2003). No entanto, outro facto que vai favorecer a hipótese inatista é de que as crianças nos seus erros já revelam conhecimentos gramaticais, por exemplo, a criança tem tendência a analisar um verbo como fazer, tratando-o como se fosse um verbo regular, e isto nunca lhe foi ensinado. Este facto só demonstra que “…os bebés sabem mais gramática do que se poderia pensar, apesar de este conhecimento ser inconsciente.” (Costa e Santos, 2003).
Chomsky defende ainda a universalidade e a sequencialidade a favor da sua hipótese inatista. Segundo Chomsky todas as crianças passam por fases semelhantes de aquisição da linguagem, independentemente da língua que estão a aprender, no entanto, isto não significa que todas as crianças passem exactamente pelas mesmas fases.
Este processo de aquisição, uma vez que a criança já possui capacidades inatas para analisar a estrutura da língua, é um processo rápido e simples.
Os recém-nascidos respondem à linguagem de formas sofisticadas, e distinguem nos primeiros meses sons muito parecidos, o que não seria possível sem uma capacidade inata.
Por último podemos referir o facto de existir uma fase crítica para a aquisição da linguagem. Este argumento de que existe um período, que ocorre nos primeiros anos de vida, essencial para que a criança possa vir a falar, vem favorecer também a hipótese inatista. A linguagem assim como outros processos de desenvolvimento psicomotor têm de ser estimulados para amadurecerem na altura devida, caso contrário, correm o risco de atrofiar.
Concluindo pode-se dizer que para Chomsky os bebés já nascem predispostos para aprender a falar, e todos os argumentos referenciados anteriormente, só demonstram que o bebé não começa do nada (Costa e Santos, 2003). Cada criança possui já à nascença um conjunto de regras que uma língua pode ter, não necessita de as aprender. A sua tarefa acaba por ser a de observar a forma como é utilizada a língua que é falada no meio em que ela está inserida.


Perspectiva Cognitivista



Esta perspectiva defende que a aquisição da língua se prende com a evolução psicológica das crianças. Para estes teóricos, aprender a falar está necessariamente relacionado, ou seja, depende da aprendizagem ou maturação de outros processos cognitivos. No entanto, tem-se vindo a provar que o desenvolvimento linguístico é independente do desenvolvimento de outras capacidades cognitivas. Provas disso são a existência de patologias que afectam apenas capacidades linguísticas sem afectar outras capacidades cognitivas.


Perspectiva Comportamentalista



Os comportamentalistas defendem que a aquisição da linguagem se desenvolve através de interacções sociais de tipo estímulo – resposta. Assim os bebés aprendem a falar através da imitação daquilo que ouvem à sua volta. Para os comportamentalistas o processo de aquisição da língua reduz-se a um mero desenvolvimento de hábitos verbais reproduzidos por imitação. (Costa e Santos, 2003).
Chomsky, como já foi referido anteriormente, vem contrapor esta perspectiva, afirmando que os bebés não se limitam a reproduzir aquilo que ouvem.



Teoria Pragmático – Social – Interaccionista



Muitos interaccionistas, baseando-se em algumas teorias como a do inatismo, defendem que, aliada a uma capacidade inata para adquirir linguagem, estão outros factores de natureza social que podem condicionar o comportamento linguístico e que produzem diferenças de criança para criança.
Alguns dos factores não linguísticos que podem interagir com o processo de aquisição são: os demográficos, como o sexo do bebé, ou se é primeiro ou segundo filho; características de personalidade, como timidez; factores sociais, como tipo de interacção com os adultos, necessidade de comunicação; ritmos individuais de desenvolvimento; entre muitos outros. (Costa e Santos, 2003).
A teoria pragmática defende que a linguagem é aprendida e ensinada, através da interacção social, e que o contexto sócio-cultural determina o que será aprendido, como será aprendido, e a forma como essas aprendizagens serão utilizadas para comunicar.
É necessário perceber que existem mecanismos inatos que tornam o processo de aquisição da língua mais simples, mas há também uma grande variedade de factores não linguísticos que interagem com esses mesmos mecanismos e que podem condicionar os comportamentos de cada indivíduo.
Ir para o topo Ir para baixo
https://sorrisos.forumeiros.com
 
Teorias de Aquisição da Linguagem
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» linguagem e perturbações da linguagem
» Componentes da Linguagem
» Aquisição fonológica do português
»  A linguagem
» Linguagem Oral

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
SORRISOS de criança :: ✮☆✮ Linguagem - Fala- Comunicação e Voz ✮☆✮ :: A linguagem na criança-
Ir para: