:::Identifique a causa dos meus descontrolos.
Síndrome de Asperger - AutismoExistem inúmeras razoes para uma criança com autismo se descontrolar, explodir, perder as estribeiras. Ser mal educada, petulante, birrenta ou mimada é uma possibilidade tão remota, tão distante. que não consigo vizualizá-la sem meu binóculo.
A verdade é que todo comportamento tem uma causa, e todo comportamento é uma forma de comunicação. Descontrole emocional é uma mensagem clara de uma criança que não consegue lhe dizer, de nenhuma outra maneira, que alguma coisa no seu ambiente faz seu delicado sistema nervoso ficar maluco. Até mesmo uma criança verbal pode ficar muda numa situação comum, se estiver sob estresse. No caso da criança não verbal, ou com habilidades verbais limitadas, pode ser que não haja opção, a não ser o comportamento, sobretudo se ela não dispuser de outro sistema de comunicação funcional. Independentemente das habilidades verbais da criança, será mais fácil manter a cabeça no lugar se você se lembrar, sempre de que isso é algo sobre o qual ela não tem controle. Ela não decidiu conscientemente ter uma crise.
Temos de partir do princípio de que essa criança iria interagir de maneira apropriada, se pudesse, mas que ela não tem nem a cognição social, nem as habilidades integrativas sensoriais nem a linguagem necessárias para isso. Se você ainda não pensa assim, precisará de prática consciente para chegar lá. Com o tempo, você vai presumir, naturalmente, que existe um desencadeador e terá a curiosidade e tenacidade para tentar identificá-lo.
Quando estiver tentando descobrir o que foi que desencadeou uma crise, nunca se esqueça de que, qualquer que seja a causa subjacente, seu filho provavelmente não conseguirá expressá-la.
Quando digo que todo comportamento tem uma razão de ser, refiro-me a uma explicação, uma causa subjacente.
Falta de motivação nem sempre é a razão de uma desobediência. Mesmo com toda a motivação d mundo, ainda podem ser necessárias paciência, orientação contínua e/ou tecnologia assistiva. Não podemos (e não vamos) usar a alegação de que "ele simplesmente não quer" como justificativa para não fazer uma intervenção mais trabalhosa, porém, mais eficaz.
Muitas vezes, a causa do descontrole emocional do seu filho não é evidente. Nessas horas, cabe a você, mais do que nunca, fazer o papel de detetive, ou seja, averiguar, ficar ciente, diagnosticar, descobrir, expor, trazer á tona. Comportamentos desconcertantes sempre têm uma causa; portanto, você não estará "lutando contra moinhos de vento", você tem de fazer uma pesquisa detalhada, curiosa, minuciosa. tem de investigar os fatores biológicos, psicológicos e ambientais.
Os desencadeantes de crises tendem a se agrupar em várias áreas. Se você conseguir identificá-los, poderá evitar as crises, em vez de interrompê-las ou extingui-las depois que elas estiverem em curso (o que raramente é possível). Pense no velho provérbio chinês: Dê um peixe a um homem e você o alimentará por um dia; ensine-o a pescar e você o alimentará por toda a vida". Se você, conseguir identificar os fatores que desencadeiam as crises do seu filho, poderá ajuda-lo a indentificá-los também. Assim, ele será capaz de fazer uma autorregulação.
Gupos de desencadeantes:
1 - Sobrecarga sensorial
2 - Desencadeantes físicos/fisiológicos
- alergias ou hipersensibilidades alimentares;
- distúrbios do sono;
- problemas gastrintestinais;
- deficiência nutricional;
- desequilíbrios bioquímicos;
- doença ou lesão não revelada
3 - Desencadeantes emocionais
- frustração;
- decepção;
- maus-tratos;
- sensação de injustiça;
4 - Maus exemplos de adultos.