Formas de atendimento
Há escolas destinadas unicamente a sobredotados, cujo ingresso tanto pode ser determinado apenas pelo resultado de testes psicométricos, como também através de diferentes fontes de informação sobre as múltiplas facetas do candidato a aluno.
É evidente que a criação nestas escolas envolve atitudes controversas devendo haver um muito especial cuidado não só na orientação como na composição da estrutura escolar. De facto, os que se insurgem contra este "ghetto" alertam principalmente para o perigo de formação de elite, a qual, desligada da realidade do funcionamento diversificado dos outros indivíduos durante o longo período de escolaridade, poderá, ao inserir-se no mundo do trabalho, causar grandes danos a si própria e/ou ao ambiente onde irá exercer a sua acção.
Os sobredotados precisam de estar em contacto com os seus pares para melhor se poderem desenvolver e aceitar a si próprios, pelo que privá-los desse direito, por "medo" do que poderá vir a acontecer, não parece justo, nem próprio da vivência quotidiana dos nossos tempos, onde se defende a liberdade pela responsabilidade.
No campo científico e económico é norma a observância de etapas deste tipo no processo de tomada de decisão. Já é tempo que o mesmo suceda numa área tão vital como é a da educação.
A estreita observância de uma selecção adequada de recursos humanos parece de extrema importância já que a formação de sobredotados não deverá estar nas mãos de indivíduos que em si mesmo não privilegiam o sentido do colectivo mas o individualismo, não respeitam a responsabilidade social e global como base para uma liberdade de acção e cujo espírito de iniciativa apenas visa o seu ego e ânsia de ascenção social ou outras.
Além destas escolas para sobredotados, há toda uma vasta gama de actividades .
Todas estas soluções apresentam os seus pontos positivos assim como alguns menos vantajosos.
1.Escolas destinadas unicamente a alunos sobredotados
Os alunos são sujeitos a uma severa selecção assim como os professores sendo os currículos mais avançados do que os das escolas regulares e especialmente elaborados de acordo com as características dos alunos.
2.Programas de aceleração
Os alunos avançam mais rapidamente nos conteúdos de uma ou mais disciplinas. Estes programas são mais apropriados para a Matemática onde a aprendizagem é sequencial e de natureza hierárquica.
3.Programas de enriquecimento
Destinados a grupos de alunos com capacidades heterogéneas com o objectivo de estimular e desenvolver harmoniosamente diversas capacidades, fundamentando o auto-conhecimento, a intercomunicação e a autoconfiança.
4.Turmas homogéneas
Destinadas especialmente a alunos do Ensino Básico - 1º Ciclo. Forma-se uma turma com um ou mais níveis, orientada por um professor especializado.
5.Contactos com universidades
Os alunos do Ensino Secundário (ex-Complementar) frequentam cursos nas faculdades e são-lhes atribuídos créditos.
6.Clubes extracurriculares
Alunos com interesses específicos formam um clube sob a orientação de um professor com o objectivo de explorarem uma determinada área, após o período lectivo.
7.Estudos independentes
O aluno investiga por si uma determinada área ou interesse, à margem do resto da turma e o seu projecto é avaliado com base num compromisso celebrado entre professor e aluno.
8. Professor itinerante
Um professor especializado orienta turmas de sobredotados em diferentes escolas. Os alunos podem ser dispensados das aulas regulares para frequentarem essas sessões.
9.Centro de recursos
Numa sala bem equipada, orientada por um professor especializado em crianças sobredotadas, que recebe alunos que por vezes se deslocam de outras escolas.
10. Programas de Verão/fim-de-semana
Programas específicos organizados pelo sistema de ensino ou por um organismo não lucrativo ou faculdade, etc.
http://www.educ.fc.ul.pt