Novas tendências sobre o atendimento aos sobredotados
Havendo legislação adequada, e condições, que passem por uma formação de mentalidades abertas, capazes de reconhecer e aceitar a diferença e os seus direitos, poder-se-ia, já na escola regular, ajudar os alunos "diferentes" - aqui incluindo todos os diferentes - através de equipas especializadas, de apoio adequado em pequenos grupos móveis, ou de currículo diferenciado em actividades extras.
Para um real e eficiente desenvolvimento de potencialidades e realização pessoal de indivíduos e com capacidades acima da média, uma grande seria imprescindível.
"O potencial com que cada ser humano vem equipado deve ser rendibilizado no seu máximo através de um constante melhoramento de infra-estruturas com vista à obtenção de um lucro colectivo e individual que origine um altamente inflaccionado bem-estar"
Tanto a família como a escola e a sociedade têm um papel muito importante no recurso individual do sobredotado.
À sociedade pode pedir-se uma atitude de aceitação e de reconhecimento da importância do atendimento adequado ao sobredotado.
Quanto à escola, deve exigir-se que norteie os seus objectivos e a sua função de acordo com as necessidades sociais do momento presente mas com os olhos sempre postos pelo menos nas previsões a médio prazo sobre o futuro, o que vai implicar uma permanente actualização de adaptação da estrutura escolar às necessidades reais da sociedade.
Dada a divulgação sobre a temática dos sobredotados, que nos últimos anos tem vindo a efectuar no nosso país , os pais vão sendo alertados cada vez com mais frequência, tanto pelos meios de comunicação social como por pessoal médico e/ou paramédico e por pessoal docente, sobre características dos seus filhos obtendo informação sobre os locais onde se devem dirigir para um apoio mais específico.
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