Indicações práticas: para os pais (família)
Algumas indicações práticas podem servir de guia aos pais e professores tanto na identificação das características dos sobredotados como na forma mais adequada de com eles lidar.
Uma criança sobredotada pode ser alta, baixa, gorda, magra, alegre, macambúzia, teimosa, "chata", uma atleta, etc. O seu cérebro de 6 anos pode funcionar como se tivesse 9 anos, mas não deixa de fazer parte de um corpo de 6 anos com emoções de 6 anos.
Não se pode estereotipar as crianças sobredotadas:
nem todas usam óculos;
nem todas são boas alunas na escola;
nem todas tiram cursos superiores;
nem todas são facilmente identificadas como sobredotadas pelos professores.
A definição de sobredotados mais adoptada implica uma dimensão multifacetada na qual se incluem aqueles que apresentam bons resultados ou elevado potencial em qualquer destas áreas isoladas ou em combinação:
capacidade intelectual geral;
aptidão académica específica;
pensamento criativo e produtivo;
capacidade de liderança;
capacidades visuais e artísticas;
capacidade psicomotora.
Mas não se esqueça de que:
Uma criança sobredotada é em primeiro lugar uma criança e só depois é que é sobredotada.
Alegre-se; de todos os problemas que as crianças têm o ser sobredotado é o melhor.
O mundo é belo. Mostre-o ao seu filho.
A educação é cara. Comece cedo para poupar mais
As crianças não têm de estar activas cada segundo do dia.
Não exija que o seu filho realize aquilo que não pode fazer.
Deixe-os fazer sozinhos aquilo que eles dizem ser capazes porque provavelmente têm razão.
Elogie a criança sempre porque ela precisa de estímulo.
A disciplina é importante mas igual para todos os irmãos e irmãs.
Admita que por vezes eles precisam de ajuda e noutras
Lembre-se que a diferença entre encorajamento e exigência é pouca mas é suficiente para originar ou um jovem produtivo ou uma criança com insucesso e infeliz.
Deixe-se que em casa se valorize o saber e dê a primazia a conversas sobre tópicos à hora do jantar, que envolvam toda a família e elogie os que se esforçam por se cultivar.
Faça-se bem-vindo na escola do seu filho.
Não espere que o seu filho seja sobredotado em tudo e em todos os momentos.
Os pais dos sobredotados também são gente e os seus problemas devem merecer atenção e respeito.
Indicações práticas: para os professores
Convém lembrar aos docentes que é fundamental a sua atitude na sala de aula, uma vez que é professor que:
determina os objectivos
ajuda a estabelecer valores
selecciona experiências de aprendizagem
escolhe os métodos e estratégias
e mais importante do que tudo isto é ele que serve de modelo ao aluno.
As atitudes do(a) professor(a) na sala de aula devem:
permitir a curiosidade
libertar as pessoas do medo
encorajar e aceitar a fantasia-guiada
evitar as críticas destrutivas, a troça, a humilhação
aproximação do aluno, tocando-o mesmo
ouvir e responder sem julgar e sem preconceitos
encorajar a individualidade de cada criança
ajudar a estabelecer prioridades de tempo e energia
permitir a partilha do entusiasmo e amor pela vida.
Sendo assim cada professor(a) deve ser:
entusiástico acerca do ensino/aprendizagem
competente na utilização dos métodos educativos
livre de ciúme e de egoísmo
modestamente brilhante
apresentar atitudes de colaboração, de abertura democrática
ser simpático e compreensivo para com o indivíduo
paciente, imparcial e justo
apresentar um comportamento coerente e bem disposto
flexível e interessado pelo problema dos outros
capaz de elogiar e valorizar o trabalho do aluno
ser competente numa área específica.
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