SORRISOS de criança

Um espaço dedicado ao interesse dos pais, encarregados de educação, educadores de infância, professores e crianças
 
InícioGaleriaBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe
 

 Da não Segregação à Inclusão

Ir em baixo 
AutorMensagem
Elsa
Fundadora
Fundadora
Elsa

Feminino Mensagens : 4941
Pontos : 9601
Data de inscrição : 27/09/2013

Da não Segregação à Inclusão Empty
MensagemAssunto: Da não Segregação à Inclusão   Da não Segregação à Inclusão Icon_minitimeQui 10 Out 2013, 20:25

Da não Segregação à Inclusão


Na generalidade das escolas regulares a maioria das crianças e jovens com sérias dificuldades educacionais ainda continua a receber uma educação segregada.

Mas, a "escola regular pode tornar-se especial", não só entendendo a ideia da escolaridade obrigatória e básica para todas as crianças e jovens, mas também procurando atender a necessidades individuais de todos os alunos quaisquer que sejam as suas dificuldades. "As escolas especiais não têm o direito de existir .Se elas existem é por causa das limitações das escolas regulares em atenderem o complexo leque de capacidades e incapacidades entre alunos. Mesmo uma escola especial bem organizada não tem o direito de existir se uma escola regular garanta a mesma qualidade de educação.


Na verdade a maioria dos alunos com dificuldades educativas especiais não necessita de integração mas sim que se evite a sua segregação, que pode ser feita através de medidas de discriminação positiva (a aceitação de que a igualdade de oportunidades em educação implica que alguns alunos devem receber mais do que outros, seja qual for o nível de recursos que a escola possua).

No entanto, há alguns alunos que apresentam dificuldades provocadas pela deficiência ou por problemas de comportamento que, pondo em causa a integridade de professor e colegas, são colocados em meio "meio da não-segregação para a integração ou, talvez em última análise para a segregação".


http://www.educ.fc.ul.pt
Voltar ao Topo Ir em baixo
https://sorrisos.forumeiros.com
 
Da não Segregação à Inclusão
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
SORRISOS de criança :: ✮☆✮ Ser Especial ✮☆✮ :: Informações e sugestões-
Ir para: