SORRISOS de criança
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
SORRISOS de criança

Um espaço dedicado ao interesse dos pais, encarregados de educação, educadores de infância, professores e crianças
 
InícioPortalGaleriaProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar
Últimos assuntos
» Nel Monteiro Azar Na Praia 1984
Porquê incluir crianças com necessidades especiais na Escola Regular? Icon_minitimeTer 22 Ago 2023, 04:55 por KENY2

»  Grandes.Classicos.Infantis.PT.PT
Porquê incluir crianças com necessidades especiais na Escola Regular? Icon_minitimeSex 04 Dez 2020, 00:09 por jmtm

» Heidi-Serie.Completa.PT.PT
Porquê incluir crianças com necessidades especiais na Escola Regular? Icon_minitimeSeg 23 Nov 2020, 18:17 por jmtm

» As.Aventuras.De.Tom.Sawyer-Serie.Completa. PT.PT
Porquê incluir crianças com necessidades especiais na Escola Regular? Icon_minitimeTer 27 Out 2020, 15:01 por 1olga2

» Huntik – 1ª e 2ª temporada PT-PT
Porquê incluir crianças com necessidades especiais na Escola Regular? Icon_minitimeDom 25 Out 2020, 03:12 por AlvoErrado2

» Os Octonautas (completa) PT-PT
Porquê incluir crianças com necessidades especiais na Escola Regular? Icon_minitimeTer 23 Out 2018, 17:20 por Bagresapo

» Luísa Amaro - Argvs (2014)
Porquê incluir crianças com necessidades especiais na Escola Regular? Icon_minitimeSeg 08 Out 2018, 19:02 por fgost

» filmesonlinegratis
Porquê incluir crianças com necessidades especiais na Escola Regular? Icon_minitimeSex 28 Set 2018, 23:44 por 

» Morangos Com Acucar filme PT-PT
Porquê incluir crianças com necessidades especiais na Escola Regular? Icon_minitimeSex 28 Set 2018, 23:42 por 

» Zorro-A.Lenda.De.Zorro-Vol.1. A.Vol.3.PT.PT
Porquê incluir crianças com necessidades especiais na Escola Regular? Icon_minitimeSex 28 Set 2018, 23:28 por 

» Aprender.Inglês.Com.o.Noddy-Serie.Completa. PT.PT
Porquê incluir crianças com necessidades especiais na Escola Regular? Icon_minitimeSáb 28 Abr 2018, 19:54 por dogwhite

» Disney.Magic.English.Serie.Completa PT-PT
Porquê incluir crianças com necessidades especiais na Escola Regular? Icon_minitimeSáb 28 Abr 2018, 19:46 por dogwhite

»  Fatal Fury: O Filme PT-PT
Porquê incluir crianças com necessidades especiais na Escola Regular? Icon_minitimeQui 07 Set 2017, 10:10 por bombjack

» Paprika
Porquê incluir crianças com necessidades especiais na Escola Regular? Icon_minitimeQui 07 Set 2017, 10:10 por bombjack

» Little Witch Academia
Porquê incluir crianças com necessidades especiais na Escola Regular? Icon_minitimeQui 07 Set 2017, 10:03 por bombjack

Quantos nos visitam

Regista-te neste fórum
Faz o teu registo para teres acesso a tudo... é muito fácil e poderás aceder a todo o conteúdo deste fórum
Social bookmarking
Social bookmarking reddit      

Conservar e compartilhar o endereço de SORRISOS de criança em seu site de social bookmarking
QUEM NOS VISITA


março 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
CalendárioCalendário

 

 Porquê incluir crianças com necessidades especiais na Escola Regular?

Ir para baixo 
AutorMensagem
Elsa
Fundadora
Fundadora
Elsa


Feminino Mensagens : 4941
Pontos : 9601
Data de inscrição : 27/09/2013

Porquê incluir crianças com necessidades especiais na Escola Regular? Empty
MensagemAssunto: Porquê incluir crianças com necessidades especiais na Escola Regular?   Porquê incluir crianças com necessidades especiais na Escola Regular? Icon_minitimeQui 10 Out 2013, 20:24



Porquê incluir crianças com necessidades especiais na Escola Regular?


"A integração de alunos com necessidades especiais no ensino regular e - num contexto mais amplo - a integração na sociedade de toda a espécie de grupos segregados tem sido debatido nas últimas décadas por todo o mundo ocidental"
*
Também na última década, no sistema educativo português, se tem assistido a um incremento notável no movimento de crianças com necessidades especiais no contexto educativo regular.

Segundo os dados publicados pelo Ministério da Educação, o número de alunos atendidos pelas equipas de Educação Especial (Ensino Integrado) face aos alunos atendidos pelas Escolas Especiais (publicas e privadas) intervém a situação desde 1982 até 1992. Em 1982 o atendimento das escolas de ensino especial era de 79% contra 29% a frequentar a escolas separadas do sistema regular.

Toda esta tendência é baseada num sentimento de "normalidade" existente na sociedade em geral, ou seja, de acordo com esta ideia, as crianças desenvolvem melhor as suas capacidades quando inseridas num grupo com as mesmas capacidades, mas não é fácil explicar se se levar em consideração que uma criança cega, surda ou com paralisia cerebral será provavelmente muito diferente das outras crianças, em todos os aspectos.
*
Estas diferenças, levam a que os pais e professores tentem proteger as crianças de ouvirem insultos ou sarcasmos por parte dos colegas da escola regular, desta forma podemos considerar que este tipo de alunos estaria mais protegido e o seu desenvolvimento seria melhor quando incluído num pequeno grupo orientado por pessoal técnico especializado.


Na realidade, podemos constatar que hoje em dia, os alunos que frequentam uma escola especial, sofrem as mesmas agressões verbais e sarcasmos dos seus pares quando regressam ao seu seio, aparentando por vezes um nível de auto-estima muito inferior ao dos outros alunos.
*
Muitos destes jovens que passam os seus anos de escolaridade em escolas especiais tornam-se dependentes do regime de protecção que recebiam, que quando terminada a sua escolaridade mostram-se incapazes de tomar quaisquer decisão por iniciativa própria, necessitando sempre de alguém que os defenda e proteja nos diferentes meios em que se encontra.

Mas, as crianças e os jovens com necessidades educativas especiais não podem simplesmente ser colocados numa sala regular e esperar que a "normalidade" volte automaticamente, é necessário estruturar e desenvolver estratégias adequadas para que uma criança "especial" possa ser incluída" numa situação em que todos a sintam "mais normal" como por exemplo a planificação e desenvolvimento de arranjos no ambiente físico e no ambiente social; a escolha de materiais e equipamentos da sala de aula, manipulação do espaço disponível para os alunos, revisão do papel do professor como iniciador das interacções sociais ou como meio, gestos dessas interacções, a maior ou menor estruturação das actividades próprias na sala de aula.



http://www.educ.fc.ul.pt/

Ir para o topo Ir para baixo
https://sorrisos.forumeiros.com
 
Porquê incluir crianças com necessidades especiais na Escola Regular?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
»  Conceção de deficiência e de necessidades educativas especiais
» Crianças especiais
»  Integração das crianças na Escola
» Movimento escola moderna - escola
» Problemas e necessidades dos Sobredotados

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
SORRISOS de criança :: ✮☆✮ Ser Especial ✮☆✮ :: Informações e sugestões-
Ir para: