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 Tipos de dislexia

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MensagemAssunto: Tipos de dislexia   Tipos de dislexia Icon_minitimeSeg 30 Set 2013, 00:28



Dislexia
Existem 3 tipos de Dislexia: a auditiva ou disfonética, a visual ou diseidética e a possível combinação das duas.
Características de Dislexia Auditiva ou Disfonética:
• Atraso da linguagem
• Deficiências na fala
• Erros na leitura por problemas nas correspondências grafema-fonema
• Erros na escrita por problemas nas correspondências fonema-grafema
• QI verbal mais baixo que o de realização
Características de Dislexia Visual ou Diseidética:
• Problemas de orientação direita/esquerda
• Disgrafia ou fraca qualidade da letra
• Erros de leitura que implicam aspectos visuais (inversão de letras, p/q)
• Erros ortográficos
• QI de realização inferior ao verbal

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MensagemAssunto: Re: Tipos de dislexia   Tipos de dislexia Icon_minitimeSeg 30 Set 2013, 00:28

As consequências da dislexia
As consequências da dislexia têm repercussões consideráveis, quer do ponto de vista pessoal, familiar e escolar, passando necessariamente pelo comportamental.
Existem características comuns, observadas na maior parte dos disléxicos, mas convém salientar que cada pessoa é única e por isso terá comportamentos próprios.
A nível pessoal
· Baixo auto-conceito;
· Tensão na resolução das tarefas escolares;
· Desalento e desmotivação;
· Atitude depressiva perante as dificuldades.
A nível familiar
· Acusações por parte dos familiares como por exemplo a preguiça, o desinteresse, a falta de atenção…;
· Medidas repressivas;
· Ambiente frustrante.
A nível escolar
· Ansiedade e angustia perante a exposição dos colegas;
· Heteroconceito reduzido (motivo de troça, não é escolhido…);
· Maior esforço na preparação das actividades escolares;
· Insegurança e vergonha (pelos sucessivos fracassos);
· Condições de resposta muito prejudicadas;
· Hostilidade para os pares e seus superiores.


A dislexia representa dificuldades com memória
A dislexia representa dificuldades com memória, ou melhor, com a forma como se organiza a informação a nível cerebral. Quando uma pessoa não disléxica guarda algo na memória, essa informação é guardada como se se tratasse de um ficheiro de computador, bem organizada e catalogada, numa pasta específica. No entanto, um disléxico tem apenas um único e grande ficheiro sem categorias ou subtítulos. A informação está lá, mas leva muito tempo a encontrar.
Robert Frank, psicólogo disléxico, afirma: “Sendo professor na universidade, já ensinei psicologia inúmeras vezes. No entanto, cada vez que tenho de dar o curso, preciso de reactivar o cérebro para localizar e reorganizar a matéria. Tenho de despender muito tempo a estudar novamente e a reorganizar a matéria que já deveria saber de cor.”
Lembrar nomes, locais onde se guardou algo ou relembrar acontecimentos passados pode ser um verdadeiro problema para uma criança, jovem ou adulto disléxico.
É importante ajudar o disléxico a ultrapassar este sentimento de frustração e de perda sempre que não se lembra de algo que muitas vezes faz parte do seu dia-a-dia. Elogie pelas suas características positivas e, em conjunto, encontre mecanismos que funcionem e colmatem as suas falhas.
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MensagemAssunto: Re: Tipos de dislexia   Tipos de dislexia Icon_minitimeSeg 30 Set 2013, 00:29



O meu filho tem dislexia



O meu filho tem dislexia pode ser uma realidade difícil de aceitar. O meu filho tem dislexia, e agora como lidar com a situação? Descobrir que o seu filho tem dislexia e depois lidar com a problemática não é certamente fácil.

Depois de um diagnóstico correto e realizado por profissionais, recorre-se a apoio especializado. No entanto, muitas vezes os pais “escondem-se” em justificações e culpabilizações, que apenas prejudicam o desenvolvimento da criança.
Exemplos de reação dos pais

Muitas vezes os pais, após o diagnóstico de dislexia, assumem alguns deste comportamentos:
Pensar que o seu filho vai ser “normal” algum dia e a dislexia desaparecerá;
Culpar-se pela dislexia do seu filho;
Acreditar que entende exactamente o que seu filho está a passar;
Não distinguir bem o que seu filho consegue e não consegue fazer;
Ajudar seu filho em tarefas que ele pode fazer sozinho;
Esconder a dislexia de seu filho das pessoas;
Baixar as expectativas em vez de reformulá-las;
Tentar proteger o seu filho do mundo real;
Lutar com o sistema de ensino em vez de trabalhar em conjunto;
Focar as incapacidades do seu filho em vez de trabalhar as potencialidades.



Como os pais reagem à dislexia dos seus filhos

Quando os pais são confrontados com a certeza que o seu filho tem uma dificuldade, vivenciam uma grande ansiedade. No que diz respeito à dislexia, juntamente com o diagnóstico, vem a certeza que essas dificuldades são maiores do que para as pessoas que não têm dislexia.
De acordo com Buscaglia (Dislexia, Cérebro, Cognição e Aprendizagem), face às dificuldades dos filhos, os pais reagem de diversas formas:
Negação: “Não há nada de errado com meu filho”
Culpa: “O que eu fiz para causar isso?”.
Confusão: “Onde podemos buscar ajuda?”
Dilema: “Faço o que fulano falou ou o que cicrano disse?”.
Raiva: “Por que não existem programas de recuperação para o meu filho?”.
Desespero: “Não tenho mais esperança…”
Impotência: “Não sei mais o que fazer…”
Projecção: “O meu filho não vai bem porque a professora é ineficiente”
Racionalização: “Ele está super agitado porque comeu muito”
Identificação: “Ele é igualzinho a mim”.

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MensagemAssunto: Re: Tipos de dislexia   Tipos de dislexia Icon_minitimeSeg 30 Set 2013, 00:29



A dislexia no dia-a-dia do seu filho


A dislexia no dia-a-dia do seu filho :pode assumir diversas formas, dependendo do grau e do tipo de apoio familiar e escolar que tiver para lidar com o problema. Existem várias características típicas da dislexia que dificultam e atrapalham a criança e mais tarde o adulto disléxico.


Assim, o seu filho pode:
- Ter dificuldade em recordar palavras
- Precisar de muito tempo para realizar tarefas quotidianas
- Sentir-se constantemente desorientado e confuso
- Ter dificuldades com a memória
- Ter momentos no dia que trabalha melhor




Dificuldade em Recordar Palavras



Dificuldades em recordar palavras, mesmo aquelas mais simples, conhecidas e que fazem parte do vocabulário da criança. Aliás, é uma situação bastante frequente um disléxico não conseguir lembrar-se de palavras simples do dia-a-dia.

Por exemplo, uma criança disléxica poderá dizer: “Mãe, chegas-me a coisa que está dentro da coisa?” querendo dizer “Mãe, chegas-me a borracha que está dentro do estojo?”. Todas as pessoas passam por estes lapsos de memória, mas para crianças ou adolescentes com dislexia é uma situação regular.
Por isso, muitas vezes, quando lhes é pedido que escrevam um texto, deparam-se com dificuldades. Palavras simples, como “apenas” ou “dele” podem revelar-se um problema, tornando a escrita mais lenta e muitas vezes utilizando palavras menos adequadas, simplesmente porque não se lembram “daquela palavra”.
A criança e o adolescente disléxico enfrentam constantemente este sentimento de frustração, de ter de parar o seu trabalho repetidas vezes para se lembrar da palavra ou não conseguir expressar verbalmente o que sente ou pretende por falta de uma palavra supostamente comum e que “toda a gente sabe”.


Os disléxicos precisam de mais tempo para realizar tarefas quotidianas.

Os disléxicos precisam de mais tempo para realizar tarefas quotidianas. No dia-a-dia a criança despende muito tempo para realizar determinadas tarefas, como escrever um email ou reunir informação para um trabalho escolar.
A criança disléxica demora mais tempo a fazer seja o que for: escrever, acertar na ortografia, ler, seguir indicações de orientação, estudar. Ela tem de trabalhar mais do que os colegas e muitas vezes com resultados inferiores. Mesmo que utilize todas as estratégias disponíveis para lidar com a dislexia, demora mais tempo que os outros.
Muitas vezes estudará a matéria e no momento do exame, simplesmente a matéria que sabia tão bem irá desaparecer! Ou então ao ler uma pergunta do teste não compreende o que é pedido e portanto responde algo errado ou pelo menos descontextualizado.
Tudo isto pode tornar-se bastante frustrante, por isso faça questão de lembrar ao seu filho que ele não é preguiçoso ou burro, apenas precisa de mais tempo para encontrar as respostas. Transmita-lhe segurança e apoio.
Sentem-se frequentemente desorientados e confusos.
Os disléxicos sentem-se frequentemente desorientados e confusos. Para uma criança com dislexia é assustador estar constantemente na incerteza se o que ouviu está correcto ou se o que leu corresponde mesmo ao que as palavras significam. Conceitos simples como “antes”, “anteriormente” esquerda” ou “direita” podem ser difíceis para uma criança disléxica. Muitas vezes as expressões e orientações que usamos para organizar o mundo podem ser muito confusas, a criança disléxica tem de fazer um esforço extra para orientar-se no ambiente que a rodeia.
A criança com esta dificuldade de aprendizagem como está perante uma incerteza constante quanto a indicações de orientação e a números pode sentir-se “em baixo”: “Porque não consigo fazer isto que os outros não têm problema?” ou “Porque não consigo estar à hora certo no sitio certo?”
Para se perceber melhor esta confusão que os disléxicos sentem, pense num momento em que se sentiu tão cansado que não conseguiu pensar. Isto pode acontecer a qualquer pessoa de vez em quando, mas no caso de crianças com dislexia, mesmo descansando bastante, é quase uma situação de dia-a-dia.
O disléxicos sentem-se desorientados e confusos quando têm que, por exemplo, recordar nomes, enumerar informação por ordem cronológica, encontrar um local onde já foram imensas vezes, dar os eu número de telefone ou apontar o email de um amigo.
É muito importante auxiliar o disléxico na reorganização constante do seu mundo e ensinar-lhe estratégias que permitam minimizar as suas dificuldades no dia-a-dia.
Dificuldades com memória
A dislexia representa dificuldades com memória, ou melhor, com a forma como se organiza a informação a nível cerebral. Quando uma pessoa não disléxica guarda algo na memória, essa informação é guardada como se se tratasse de um ficheiro de computador, bem organizada e catalogada, numa pasta específica. No entanto, um disléxico tem apenas um único e grande ficheiro sem categorias ou subtítulos. A informação está lá, mas leva muito tempo a encontrar.
Robert Frank, psicólogo disléxico, afirma: “Sendo professor na universidade, já ensinei psicologia inúmeras vezes. No entanto, cada vez que tenho de dar o curso, preciso de reactivar o cérebro para localizar e reorganizar a matéria. Tenho de despender muito tempo a estudar novamente e a reorganizar a matéria que já deveria saber de cor.”
Lembrar nomes, locais onde se guardou algo ou relembrar acontecimentos passados pode ser um verdadeiro problema para uma criança, jovem ou adulto disléxico.
É importante ajudar o disléxico a ultrapassar este sentimento de frustração e de perda sempre que não se lembra de algo que muitas vezes faz parte do seu dia-a-dia. Elogie pelas suas características positivas e, em conjunto, encontre mecanismos que funcionem e colmatem as suas falhas.

Momentos no dia que trabalha melhor

Quando estudar? Qual a melhor altura para estudar, especialmente se o seu filho tem dificuldades de aprendizagem, por exemplo, dislexia?
Esta é uma pergunta que muitos pais e mesmo profissionais se colocam diariamente. O mais importante é conhecer a criança ou jovem com dificuldades de aprendizagem, perceber qual o período do dia em que o seu cérebro funciona melhor e qual o período do dia em que simplesmente tudo o que faz corre menos bem.
Não existe uma fórmula para descobrir o “tempo mágico” em que o seu filho aprenderá melhor, muitas crianças funcionam melhor de manhã, após uma noite de descanso, outras será ao final do dia que terão mais disponibilidade mental. O melhor apoio que poderá dar é ajudá-lo a descobrir quando trabalha melhor.
No entanto e de acordo com a experiência, as crianças ou jovens disléxicos trabalham melhor depois de uma boa noite de sono, no fundo como a maioria das crianças e jovens. Quando a criança disléxica fica acordada até muito tarde e não tem horários de sono saudáveis intensifica a sua sensação de desorganização, prejudicando a produtividade do dia seguinte.
Assim, é importante criar bons hábitos de sono e planificar bem o tempo de estudo para potenciar o resultado do mesmo.

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