SORRISOS de criança
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
SORRISOS de criança

Um espaço dedicado ao interesse dos pais, encarregados de educação, educadores de infância, professores e crianças
 
InícioPortalGaleriaProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar
Últimos assuntos
» Nel Monteiro Azar Na Praia 1984
    Teorias de aprendizagem Icon_minitimeTer 22 Ago 2023, 04:55 por KENY2

»  Grandes.Classicos.Infantis.PT.PT
    Teorias de aprendizagem Icon_minitimeSex 04 Dez 2020, 00:09 por jmtm

» Heidi-Serie.Completa.PT.PT
    Teorias de aprendizagem Icon_minitimeSeg 23 Nov 2020, 18:17 por jmtm

» As.Aventuras.De.Tom.Sawyer-Serie.Completa. PT.PT
    Teorias de aprendizagem Icon_minitimeTer 27 Out 2020, 15:01 por 1olga2

» Huntik – 1ª e 2ª temporada PT-PT
    Teorias de aprendizagem Icon_minitimeDom 25 Out 2020, 03:12 por AlvoErrado2

» Os Octonautas (completa) PT-PT
    Teorias de aprendizagem Icon_minitimeTer 23 Out 2018, 17:20 por Bagresapo

» Luísa Amaro - Argvs (2014)
    Teorias de aprendizagem Icon_minitimeSeg 08 Out 2018, 19:02 por fgost

» filmesonlinegratis
    Teorias de aprendizagem Icon_minitimeSex 28 Set 2018, 23:44 por 

» Morangos Com Acucar filme PT-PT
    Teorias de aprendizagem Icon_minitimeSex 28 Set 2018, 23:42 por 

» Zorro-A.Lenda.De.Zorro-Vol.1. A.Vol.3.PT.PT
    Teorias de aprendizagem Icon_minitimeSex 28 Set 2018, 23:28 por 

» Aprender.Inglês.Com.o.Noddy-Serie.Completa. PT.PT
    Teorias de aprendizagem Icon_minitimeSáb 28 Abr 2018, 19:54 por dogwhite

» Disney.Magic.English.Serie.Completa PT-PT
    Teorias de aprendizagem Icon_minitimeSáb 28 Abr 2018, 19:46 por dogwhite

»  Fatal Fury: O Filme PT-PT
    Teorias de aprendizagem Icon_minitimeQui 07 Set 2017, 10:10 por bombjack

» Paprika
    Teorias de aprendizagem Icon_minitimeQui 07 Set 2017, 10:10 por bombjack

» Little Witch Academia
    Teorias de aprendizagem Icon_minitimeQui 07 Set 2017, 10:03 por bombjack

Quantos nos visitam

Regista-te neste fórum
Faz o teu registo para teres acesso a tudo... é muito fácil e poderás aceder a todo o conteúdo deste fórum
Social bookmarking
Social bookmarking reddit      

Conservar e compartilhar o endereço de SORRISOS de criança em seu site de social bookmarking
QUEM NOS VISITA


abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     
CalendárioCalendário

 

  Teorias de aprendizagem

Ir para baixo 
AutorMensagem
Elsa
Fundadora
Fundadora
Elsa


Feminino Mensagens : 4941
Pontos : 9601
Data de inscrição : 27/09/2013

    Teorias de aprendizagem Empty
MensagemAssunto: Teorias de aprendizagem       Teorias de aprendizagem Icon_minitimeQua 09 Out 2013, 20:42



Teorias de aprendizagem
As formas de aprendizagem infantil são complexas

Foi só no século xx que se começou a prestar seriamente atenção ao desenvolvimento da criança durante as primeiras fases da vida. Várias teorias emergiram, cada uma delas chamando a atenção para aspetos ligeiramente diferentes do processo. As teorias mais conhecidas são as de Jean Piaget, Erik Erikson e John Watson.

As teorias de Piaget

Jean Piaget foi um psicólogo suíço que desenvolveu uma teoria da inteligência, infantil que considerava que cada fase da infância era dominada por formas particulares de pensamento e ação. Chamou à fase pré-escolar dos 2 aos 6 anos "estádio pré-operatório", centrado na aquisição da linguagem. Naturalmente, a linguagem implica o pensamento simbólico, no qual uma coisa representa a outra, A palavra árvore não parece uma árvore de verdade, mas significa árvore.
Ligado a isso está o desenvolvimento da representação simbólica, através da qual a criança finge que uma almofada é um cavalo que está a montar, ou que uma caixa de cartão é um carro. A representação de papéis também se desenvolve nesta fase, com a criança representando o papel de outra pessoa - é o maquinista do comboio e o pai ou a mãe é um dos passageiros.
Enquanto estes padrões de comportamento se tornam ativos durante a fase pré-escolar, há outros que não. Piaget acentua, por exemplo, que as crianças neste período são todas egocêntricas e quase incapazes de ver o ponto de vista de outrem. Num teste famoso, mostrou uma figura com uma montanha a um grupo de crianças e pediu-lhes para escolherem uma imagem de várias perspetivas dessa montanha.
As crianças tinham de escolher uma imagem que tivesse sido vista por outra pessoa, de uma outra perspetiva. Para surpresa do investigador, escolheram sempre a sua própria perspetiva da montanha, revelando que, na opinião delas, essa era a única que importava.
Mais tarde, Piaget foi criticado por não ter baseado as suas conclusões numa amostra mais vasta de crianças. Uma investigação posterior revelou que, por volta dos 4 ou 5 anos, as crianças começam a pensar mais nas outras pessoas e muitas vezes são menos egocêntricas do que sugerira Piaget. Os principais estádios de desenvolvimento da sua teoria podem estar corretos, mas não devem ser aplicados com rigidez.
Há sempre algumas crianças que desenvolvem mais tarde - e outras que começam mais cedo. A riqueza do ambiente em que crescem tem implicações profundas, tal como foi reconhecido por Lev Vygotsky, que apresentou uma alternativa à teoria de Piaget, defendendo que as crianças se desenvolvem através da interação social.

As teorias de Erikson

Erik Erikson foi um psicanalista alemão que rejeitou as ideias de Sigmund Freud sobre a sexualidade infantil e formulou uma teoria sobre os estádios de desenvolvimentos psicossocial. Considerou que o período dos 2 aos 5 anos compreendia dois estádios principais. O primeiro é o estádio psicossocial 2 (2 e 3 anos), em que a criança aprende a controlar o corpo. Quando se movimenta, os membros ainda não fazem exatamente o que ela quer, causando frustração. Os movimentos da bexiga e do ânus ainda não estão totalmente controlados. Quanto mais a criança controla os movimentos e as ações, mais independente se sente. Luta para abandonar a fase de bebé e de dependência total.
O estádio psicossocial 3 (dos 3 aos 5 anos) é considerado um tempo de exploração, quando a criança afirma o controlo que alcançou. Muitas vezes toma a iniciativa em atividades sociais e em jogos e, quando tem êxito, tem um grande sentido de sucesso pessoal. Quando vai para a escola, a criança já se tornou um líder ou um seguidor.

As teorias de Watson

John Watson era um psicólogo americano que acreditava no treino implacável das crianças. Só se interessava pelo comportamento exterior e não pelo seu bem-estar, pensamentos ou sentimentos. Via em cada criança a possibilidade de experiências que envolviam punições e recompensas, e afirmava que conseguia treinar qualquer criança para ser qualquer tipo de adulto. Até fez algumas experiências, como criar numa criança o medo de ratazanas brancas, fazendo sons aterrorizadoras sempre que ela via uma ratazana. Com isto demonstrou que a criança acabara também por desenvolver o medo de outros objetos pequenos e peludos.
No esquema de comportamento de Watson, as crianças deviam ser tratadas como um pequeno adulto, subordinadas e moldadas de acordo com as necessidades dos adultos. Se uma criança estivesse a chorar, Watson recomendava que fosse deixada a chorar até parar, para que aprendesse que não tinha o poder de influenciar os pais ou qualquer outra pessoa. Os ensinamentos de Watson, que foram aceites com seriedade nas décadas de 1920 e 1930, causaram danos incalculáveis. Hoje são ignorados, apesar de ocasionalmente aparecer alguém a tentar recuperar esses pontos de vista extremos.
Teorias recentes

Nos últimos anos, novas teorias surgiram sobre a influência dos fatores ambientais no desenvolvimento. Essas teorias ecológicas consideram as circunstâncias em que as crianças vivem, a estabilidade económica, a família - se os pais estão divorciados, ou se vivem só com um deles - a dimensão da família, etc. Os avanços da ciência, também ajudaram a investigar a importância dos estádios de desenvolvimento geneticamente determinados. Estas teorias biológicas consideram o momento em que a criança está pronta para passar à fase seguinte, como, por exemplo, para se sentar sozinha ou se pôr em pé.

Outra ideia recente é a de que as crianças se desenvolvem processando a informação fornecida pelo seu ambiente, arquivando-a e usando-a quando necessário. À medida que cresce, estes processos tornam-se mais complexos e integrados, formando a memória de longo prazo.
As formas de aprendizagem infantil são complexas, mas, ao disponibilizar um ambiente estimulante, e reconhecendo os estádios naturais do crescimento, os pais e os professores estão a incentivar o desenvolvimento do cérebro.


Ir para o topo Ir para baixo
https://sorrisos.forumeiros.com
 
Teorias de aprendizagem
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Teorias de Aquisição da Linguagem
» Dificuldades de aprendizagem: a lateralidade cruzada!
»  Metas de Aprendizagem para a Educação Pré-escolar.
» DISCALCULIA – VOCÊ SABE QUE DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM É ESSA?
» CONHECIMENTO DO MUNDO: UMA META DE APRENDIZAGEM PARA A EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
SORRISOS de criança :: ✮☆✮ Ajuda Pedagógica ✮☆✮ :: Conselhos e informações úteis-
Ir para: