O currículo é o meio/forma pela qual as escolas e demais entidades transmitem conhecimento; é um projeto onde planejamos, selecionamos tudo aquilo que pode transformar, realizar mudanças, afim que possa proporcionar uma educação de boa qualidade aos envolvidos.
O currículo deve atender a realidade de cada aluno, envolvendo e abrangendo tanto suas culturas vivências, seu conhecimento prévio, enfim toda a sua realidade.
O currículo é o projeto que determina os objetivos da educação escolar e propõe um plano de ação adequado para a consecução de ditos objetivos. Supõe selecionar, de tudo aquilo que é possível ensinar, o que vai se ensinar num entorno educativo concreto. O currículo especifica o que, como e quando ensinar e o que como e quando avaliar.
O currículo que estabelecem as administrações públicas é aberto, flexível e geral, de maneira que é cada centro que adapta essas bases a seu entorno particular.
Para compreender o termo adaptações curriculares é necessário ter umas breves noções dos aspectos básicos do currículo.
Na Espanha, o governo central, quer dizer, o Ministério de Educação, estabelece os ensinos mínimos que se deve ter em conta em todos os centros da Espanha. Em função destes ensinos mínimos, cada uma das
Administrações Educativas competentes, quer dizer, os governos das diferentes Comunidades Autônomas, adaptam esses ensinos gerais, em função de suas necessidades e de sua população. Uma vez que as juntas de educação das diferentes comunidades estabelecem seus currículos, é cada centro o que, em função de suas características concretas, adapta esta normativa, estabelecendo o currículo de seu centro.
Continuando, é o professor o que realiza seu currículo, para seu grupo concreto. Uma vez que o professor desenhou sua programação trimestre ou anual, e se encontra com alunos com necessidades educativas especiais em seu grupo, é quando tem que fazer uma adaptação curricular para esse aluno concreto.
Currículo é o conjunto de aprendizagens tidas por necessárias num determinado contexto. Ou seja, o currículo é tudo o que o educador entende ser necessário para o desenvolvimento e aprendizagem do grupo de crianças que tem à sua responsabilidade. Desenvolver o currículo implica, portanto, criar as condições adequadas para que, numa perspetiva de diferenciação pedagógica, todas as crianças tenham oportunidade de realizar aprendizagens nas diferentes áreas de conteúdo ( desenvolvimento pessoal e social; conhecimento do mundo e expressão e comunicação – domínio da expressão musical, expressão dramática, expressão fisico-motora, expressão plástica, abordagem à leitura e à escrita e tecnologias da informação e da comunicação). Desenvolver o currículo implica intencionalidade educativa por parte do educador, que se consubstancia num processo que implica a observação, planificação, ação, avaliação, comunicação e articulação. Operacionalizar o currículo implica ter em conta outro fator importante: a organização e gestão do ambiente educativo: espaço, tempo, grupo e materias.
Como se vê, este não é um assunto fácil de explicar em breves palavras e muito menos de ser compreendido a partir de explicações simplistas… Implica um bom domínio das ciências da educação e alguma prática e reflexão.
Certa de que muito ainda falta acrescentar sobre a teoria e o desenvolvimento curricular, espero, no entanto, ter ajudado com este simples texto a compreender melhor este conceito…