SORRISOS de criança

Um espaço dedicado ao interesse dos pais, encarregados de educação, educadores de infância, professores e crianças
 
InícioPortalGaleriaBuscarRegistrar-seConectar-se
Últimos assuntos
» Os Octonautas (completa) PT-PT
Os Padrões em Educação de Infância Icon_minitimeTer 23 Out 2018, 17:20 por Bagresapo

» Luísa Amaro - Argvs (2014)
Os Padrões em Educação de Infância Icon_minitimeSeg 08 Out 2018, 19:02 por fgost

» filmesonlinegratis
Os Padrões em Educação de Infância Icon_minitimeSex 28 Set 2018, 23:44 por 

» Morangos Com Acucar filme PT-PT
Os Padrões em Educação de Infância Icon_minitimeSex 28 Set 2018, 23:42 por 

» Zorro-A.Lenda.De.Zorro-Vol.1. A.Vol.3.PT.PT
Os Padrões em Educação de Infância Icon_minitimeSex 28 Set 2018, 23:28 por 

» Aprender.Inglês.Com.o.Noddy-Serie.Completa. PT.PT
Os Padrões em Educação de Infância Icon_minitimeSab 28 Abr 2018, 19:54 por dogwhite

» Disney.Magic.English.Serie.Completa PT-PT
Os Padrões em Educação de Infância Icon_minitimeSab 28 Abr 2018, 19:46 por dogwhite

» As.Aventuras.De.Tom.Sawyer-Serie.Completa. PT.PT
Os Padrões em Educação de Infância Icon_minitimeTer 24 Abr 2018, 18:16 por joao115rot

»  Fatal Fury: O Filme PT-PT
Os Padrões em Educação de Infância Icon_minitimeQui 07 Set 2017, 10:10 por bombjack

» Paprika
Os Padrões em Educação de Infância Icon_minitimeQui 07 Set 2017, 10:10 por bombjack

» Little Witch Academia
Os Padrões em Educação de Infância Icon_minitimeQui 07 Set 2017, 10:03 por bombjack

» Franky Snow serie completa PT-PT
Os Padrões em Educação de Infância Icon_minitimeSeg 14 Ago 2017, 08:35 por bombjack

» Batman: Valentes e Audazes PT-PT
Os Padrões em Educação de Infância Icon_minitimeSeg 14 Ago 2017, 08:35 por bombjack

» Huntik – 1ª e 2ª temporada PT-PT
Os Padrões em Educação de Infância Icon_minitimeSeg 14 Ago 2017, 08:33 por bombjack

» Em.Busca.Do.Vale.Encanto.Série-1.Completa. PT.PT
Os Padrões em Educação de Infância Icon_minitimeTer 08 Nov 2016, 22:47 por pedrocool120

Quantos nos visitam

Regista-te neste fórum
Faz o teu registo para teres acesso a tudo... é muito fácil e poderás aceder a todo o conteúdo deste fórum
Social bookmarking
Social bookmarking digg  Social bookmarking delicious  Social bookmarking reddit  Social bookmarking stumbleupon  Social bookmarking slashdot  Social bookmarking yahoo  Social bookmarking google  Social bookmarking blogmarks  Social bookmarking live      

Conservar e compartilhar o endereço de SORRISOS de criança em seu site de social bookmarking
QUEM NOS VISITA


Novembro 2019
SegTerQuaQuiSexSabDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930 
CalendárioCalendário

Compartilhe
 

 Os Padrões em Educação de Infância

Ir em baixo 
AutorMensagem
Elsa
Fundadora
Fundadora
Elsa

Feminino Mensagens : 4941
Pontos : 9601
Data de inscrição : 27/09/2013

Os Padrões em Educação de Infância Empty
MensagemAssunto: Os Padrões em Educação de Infância   Os Padrões em Educação de Infância Icon_minitimeSeg 11 Nov 2013, 21:25

Os Padrões em Educação de Infância


O que devemos saber sobre os padrões?

• As crianças aprendem a conhecer relações e a estabelecer ligações, generalizações e previsões acerca do mundo que as rodeia;
• O estudo de padrões, o seu conhecimento e previsões são cruciais na resolução de problemas;
• É uma forma estimulante e motivadora de aprender matemática;
• Desenvolve o raciocínio lógico.
No Jardim de Infância, as crianças deverão focalizar em regularidades e repetição no movimento, cor, som, posição e quantidade. É necessário que elas sejam envolvidas no reconhecimento, extensão, transferência e criação de padrões.

Algumas atividades de padrões

“Nós fazemos padrões com o corpo”
As crianças devem estar sentadas ou em pé à volta de um círculo de maneira a que possam observar o padrão à medida que ele emerge.
Começa-se com um padrão simples como “levanta – senta, levanta – senta”. É importante que se expresse verbalmente a acção, durante a execução da mesma. A criança irá começando a identificar o padrão presente e posteriormente, poderá realizar a extensão do mesmo.
É fundamental que o educador questione as crianças, como por exemplo, “Que pensas que vem a seguir? Porquê?”
Quando considerar pertinente, aumente o número de acções.

Padrões com objetos de desperdício
Apresenta-se ao grupo, um padrão repetitivo (ex:1 palhinha verde;1palhinha azul; 1 palhinha verde; 1 palhinha azul)
A criança colocará a palhinha seguinte. neste caso, o critério é a cor.
Apresenta-se ao grupo, um padrão não repetitivo (ex: 1 palhinha verde; 2 palhinhas verdes; 3 palhinhas verdes). A criança continuará o padrão. O critério é a quantidade (número).

Translaçoes com as palhinhas e tampas de garrafas
O educador constrói um padrão e regista-o colocando o número de objectos ou a cor(palhinhas) nele existentes. De seguida, a criança remove os objectos, deixando apenas os números ou as cores que a educadora registou. Agora, ela própria irá criar, com outros objectos (tampas de garrafas), um padrão que respeite o padrão registado.

Após estas actividades em grande grupo, devemos deixar cada criança de forma individual, explorar os objectos, de forma a criar os seus padrões.
Voltar ao Topo Ir em baixo
https://sorrisos.forumeiros.com
 
Os Padrões em Educação de Infância
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Padrão de regularidade

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
SORRISOS de criança :: ✮☆✮Orientações Curriculares e Metas de Aprendizagem ✮☆✮ :: Iniciação à Matemática-
Ir para: