SORRISOS de criança

Um espaço dedicado ao interesse dos pais, encarregados de educação, educadores de infância, professores e crianças
 
InícioPortalGaleriaBuscarRegistrar-seConectar-se
Últimos assuntos
» Os Octonautas (completa) PT-PT
A matemática no jardim-de-infância Icon_minitimeTer 23 Out 2018, 17:20 por Bagresapo

» Luísa Amaro - Argvs (2014)
A matemática no jardim-de-infância Icon_minitimeSeg 08 Out 2018, 19:02 por fgost

» filmesonlinegratis
A matemática no jardim-de-infância Icon_minitimeSex 28 Set 2018, 23:44 por 

» Morangos Com Acucar filme PT-PT
A matemática no jardim-de-infância Icon_minitimeSex 28 Set 2018, 23:42 por 

» Zorro-A.Lenda.De.Zorro-Vol.1. A.Vol.3.PT.PT
A matemática no jardim-de-infância Icon_minitimeSex 28 Set 2018, 23:28 por 

» Aprender.Inglês.Com.o.Noddy-Serie.Completa. PT.PT
A matemática no jardim-de-infância Icon_minitimeSab 28 Abr 2018, 19:54 por dogwhite

» Disney.Magic.English.Serie.Completa PT-PT
A matemática no jardim-de-infância Icon_minitimeSab 28 Abr 2018, 19:46 por dogwhite

» As.Aventuras.De.Tom.Sawyer-Serie.Completa. PT.PT
A matemática no jardim-de-infância Icon_minitimeTer 24 Abr 2018, 18:16 por joao115rot

»  Fatal Fury: O Filme PT-PT
A matemática no jardim-de-infância Icon_minitimeQui 07 Set 2017, 10:10 por bombjack

» Paprika
A matemática no jardim-de-infância Icon_minitimeQui 07 Set 2017, 10:10 por bombjack

» Little Witch Academia
A matemática no jardim-de-infância Icon_minitimeQui 07 Set 2017, 10:03 por bombjack

» Franky Snow serie completa PT-PT
A matemática no jardim-de-infância Icon_minitimeSeg 14 Ago 2017, 08:35 por bombjack

» Batman: Valentes e Audazes PT-PT
A matemática no jardim-de-infância Icon_minitimeSeg 14 Ago 2017, 08:35 por bombjack

» Huntik – 1ª e 2ª temporada PT-PT
A matemática no jardim-de-infância Icon_minitimeSeg 14 Ago 2017, 08:33 por bombjack

» Em.Busca.Do.Vale.Encanto.Série-1.Completa. PT.PT
A matemática no jardim-de-infância Icon_minitimeTer 08 Nov 2016, 22:47 por pedrocool120

Quantos nos visitam

Regista-te neste fórum
Faz o teu registo para teres acesso a tudo... é muito fácil e poderás aceder a todo o conteúdo deste fórum
Social bookmarking
Social bookmarking digg  Social bookmarking delicious  Social bookmarking reddit  Social bookmarking stumbleupon  Social bookmarking slashdot  Social bookmarking yahoo  Social bookmarking google  Social bookmarking blogmarks  Social bookmarking live      

Conservar e compartilhar o endereço de SORRISOS de criança em seu site de social bookmarking
QUEM NOS VISITA


Novembro 2019
SegTerQuaQuiSexSabDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930 
CalendárioCalendário

Compartilhe
 

 A matemática no jardim-de-infância

Ir em baixo 
AutorMensagem
Elsa
Fundadora
Fundadora
Elsa

Feminino Mensagens : 4941
Pontos : 9601
Data de inscrição : 27/09/2013

A matemática no jardim-de-infância Empty
MensagemAssunto: A matemática no jardim-de-infância   A matemática no jardim-de-infância Icon_minitimeQui 03 Out 2013, 13:42

A matemática no jardim-de-infância


A matemática no jardim-de-infância 473032


A matemática no jardim-de-infância


Actualmente todos sabemos que as crianças não ficam à espera de ter seis anos e um professor para aprenderem matemática. Esta não pertence exclusivamente à escola, faz parte da vida

A criança, desde muito pequena que lida com conceitos matemáticos e cabe ao adulto o papel de proporcionar um ambiente estimulante que permita desenvolver as competências lógico-matemáticas de cada criança. Ela constrói activamente os conhecimentos e conceitos lógico-matemáticos, em interacção com o meio ambiente e com os outros. O principal objectivo do ensino da matemática é desenvolver a capacidade de resolver problemas, contribuindo para tornar as crianças autónomas do ponto de vista intelectual, fornecendo-lhes instrumentos que lhes permitam ser competentes nesta sociedade em permanente transformação.

Como?

Partindo dos conhecimentos que a criança já possui, o objectivo é que os conceitos matemáticos sejam construídos pela criança como resposta aos problemas reais que surgem no seu dia-a-dia (por exemplo: “Quantos dias faltam para os meus anos?” ou “Como posso construir uma ponte com estas peças”). O adulto não deve dar respostas à criança, mas sim levá-la a pensar em soluções, através da concretização (utilizando materiais diversos ou representando graficamente), sabendo sempre que o erro é parte inerente do processo de descoberta.

Que conceitos devem as crianças adquirir?

Os Conceitos lógico-matemáticos integram o desenvolvimento cognitivo da criança e estão em permanente evolução desde que ela nasce até à idade adulta, sendo fundamentais para que atinja sucesso escolar. Conceito de Seriação: permite à criança construir séries de objectos de acordo com as suas diferenças ordenadas: por exemplo, colocar os livros do maior para o menor, ordenar os vencedores numa corrida ou colocar as rotinas do seu dia numa sequência cronológica. A criança necessita de compreender os termos de maior, menor e maior e utilizar critérios lógicos de seriação na resolução de problemas do seu dia-a-dia.

Conceito de Classificação: implica agrupar os objectos pelas suas semelhanças ou pelos seus critérios comuns, como por exemplo, juntar as peças de um jogo pelas cores ou os animais pelo local onde vivem. Este conceito é fundamental para a estruturação do pensamento e permite à criança organizar a realidade, agrupando os objectos, os animais, as plantas… de acordo com determinada característica, estimulando o desenvolvimento do pensamento abstracto.

Conceito de Número: implica conhecer a sequência numérica e fazer corresponder o número que se vai dizendo em voz alta a um objecto que se aponta. A criança deve começar a compreender quantidades e efectuar pequenos cálculos mentais.A noção de número ganha sentido sempre que a criança usa o número no seu dia-a-dia (quantas colheres de sopa, quantos anos tem, quantos meninos vão à festa…; nos jogos tradicionais ou de mesa, nas histórias, nas lenga-lengas, nas canções…)

Os conceitos lógico-matemáticos não se esgotam aqui; são especialmente relevantes os conceitos espácio-temporais que são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo da criança na medida em que lhe permite orientar-se no espaço e no tempo. Contudo, devido à sua complexidade, serão aprofundados num outro artigo.


Texto: Filomena Santos Silva
Voltar ao Topo Ir em baixo
https://sorrisos.forumeiros.com
 
A matemática no jardim-de-infância
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Equação quadrática
» Cálculo da média aritmética
» EFOMM - Função Sintática
» UFBA Hidrostática
» hisdrostática

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
SORRISOS de criança :: ✮☆✮Orientações Curriculares e Metas de Aprendizagem ✮☆✮ :: Iniciação à Matemática-
Ir para: