Expressão Dramática
Enquadramento
A expressão dramática é uma prática que põe em acção o desenvolvimento do indivíduo aferido na sua totalidade, favorecendo, através de actividades lúdicas, o desenvolvimento de uma aprendizagem global (cognitiva, afectiva, sensorial, motora e estética).
É uma área artística que abrange quase todos os aspectos importantes do desenvolvimento da criança. A grande diversificação de formas que pode tomar [podendo ser regulada conforme os objectivos, as idades e os meios que se dispõe], tornam-na, por excelência, num importante instrumento de trabalho, uma vez que visa processos de experimentação que ampliam o potencial cognitivo, fazendo com que a criança seja capaz de expressar, com autonomia, uma visão crítica do mundo.
Objectivos gerais
visam, com humanidade, permitir às crianças o desenvolvimento da sua auto-estima, criatividade e imaginação, na esteira, aliás, dum pensamento humanista contemporâneo, que define essas valências como parte integrante do sonho e do estar desperto para o Mundo.
Pretende-se assim dotar as crianças duma disponibilidade mental para que possam desenvolver competências físicas, pessoais, relacionais, cognitivas, estéticas e técnicas, de forma a que sejam, sozinhas ou em grupo, capazes de inventar e de transformar aquilo que as rodeia, com sentido crítico e positivo. Talvez assim estejam melhor preparadas para enfrentar uma vida exterior, observando, percebendo, sentindo,
Para a prossecução dos objectivos atrás enunciados, a equipa desta oficina tem plena consciência de que há aspectos a sanar junto de todas e de cada uma criança, como por exemplo:
A questão dos preconceitos;
O medo de se expor;
O medo do ridículo, de falar e não ser aceite;
A pressa;
A impaciência;
O exibicionismo.
Objectivos específicos
Adquirir e desenvolver capacidades no domínio da expressão vocal (produzir e criar sons, noções de ritmo);
Explorar a dimensão da palavra e do gesto
Desenvolver noções de espaço físico (espaço interpessoal);
Compreender jogos de comunicação verbal e não verbal;
Fazer uso da sua criatividade e de exploração de recursos (ser capaz de criar personagens, histórias ou jogos de imaginação);
Dominar progressivamente a expressividade do corpo e da voz;
Trabalhar a concentração e atenção;
Estimular o relacionamento interpessoal;
Fomentar vivências diferenciadas que permitam o aprofundamento da criação dramática;