SORRISOS de criança
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
SORRISOS de criança

Um espaço dedicado ao interesse dos pais, encarregados de educação, educadores de infância, professores e crianças
 
InícioPortalGaleriaProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar
Últimos assuntos
» Nel Monteiro Azar Na Praia 1984
RABISCOS E GARATUJAS: A IMPORTÂNCIA DOS PRIMEIROS RABISCOS. Icon_minitimeTer 22 Ago 2023, 04:55 por KENY2

»  Grandes.Classicos.Infantis.PT.PT
RABISCOS E GARATUJAS: A IMPORTÂNCIA DOS PRIMEIROS RABISCOS. Icon_minitimeSex 04 Dez 2020, 00:09 por jmtm

» Heidi-Serie.Completa.PT.PT
RABISCOS E GARATUJAS: A IMPORTÂNCIA DOS PRIMEIROS RABISCOS. Icon_minitimeSeg 23 Nov 2020, 18:17 por jmtm

» As.Aventuras.De.Tom.Sawyer-Serie.Completa. PT.PT
RABISCOS E GARATUJAS: A IMPORTÂNCIA DOS PRIMEIROS RABISCOS. Icon_minitimeTer 27 Out 2020, 15:01 por 1olga2

» Huntik – 1ª e 2ª temporada PT-PT
RABISCOS E GARATUJAS: A IMPORTÂNCIA DOS PRIMEIROS RABISCOS. Icon_minitimeDom 25 Out 2020, 03:12 por AlvoErrado2

» Os Octonautas (completa) PT-PT
RABISCOS E GARATUJAS: A IMPORTÂNCIA DOS PRIMEIROS RABISCOS. Icon_minitimeTer 23 Out 2018, 17:20 por Bagresapo

» Luísa Amaro - Argvs (2014)
RABISCOS E GARATUJAS: A IMPORTÂNCIA DOS PRIMEIROS RABISCOS. Icon_minitimeSeg 08 Out 2018, 19:02 por fgost

» filmesonlinegratis
RABISCOS E GARATUJAS: A IMPORTÂNCIA DOS PRIMEIROS RABISCOS. Icon_minitimeSex 28 Set 2018, 23:44 por 

» Morangos Com Acucar filme PT-PT
RABISCOS E GARATUJAS: A IMPORTÂNCIA DOS PRIMEIROS RABISCOS. Icon_minitimeSex 28 Set 2018, 23:42 por 

» Zorro-A.Lenda.De.Zorro-Vol.1. A.Vol.3.PT.PT
RABISCOS E GARATUJAS: A IMPORTÂNCIA DOS PRIMEIROS RABISCOS. Icon_minitimeSex 28 Set 2018, 23:28 por 

» Aprender.Inglês.Com.o.Noddy-Serie.Completa. PT.PT
RABISCOS E GARATUJAS: A IMPORTÂNCIA DOS PRIMEIROS RABISCOS. Icon_minitimeSáb 28 Abr 2018, 19:54 por dogwhite

» Disney.Magic.English.Serie.Completa PT-PT
RABISCOS E GARATUJAS: A IMPORTÂNCIA DOS PRIMEIROS RABISCOS. Icon_minitimeSáb 28 Abr 2018, 19:46 por dogwhite

»  Fatal Fury: O Filme PT-PT
RABISCOS E GARATUJAS: A IMPORTÂNCIA DOS PRIMEIROS RABISCOS. Icon_minitimeQui 07 Set 2017, 10:10 por bombjack

» Paprika
RABISCOS E GARATUJAS: A IMPORTÂNCIA DOS PRIMEIROS RABISCOS. Icon_minitimeQui 07 Set 2017, 10:10 por bombjack

» Little Witch Academia
RABISCOS E GARATUJAS: A IMPORTÂNCIA DOS PRIMEIROS RABISCOS. Icon_minitimeQui 07 Set 2017, 10:03 por bombjack

Quantos nos visitam

Regista-te neste fórum
Faz o teu registo para teres acesso a tudo... é muito fácil e poderás aceder a todo o conteúdo deste fórum
Social bookmarking
Social bookmarking reddit      

Conservar e compartilhar o endereço de SORRISOS de criança em seu site de social bookmarking
QUEM NOS VISITA


maio 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
CalendárioCalendário

 

 RABISCOS E GARATUJAS: A IMPORTÂNCIA DOS PRIMEIROS RABISCOS.

Ir para baixo 
AutorMensagem
Elsa
Fundadora
Fundadora
Elsa


Feminino Mensagens : 4941
Pontos : 9601
Data de inscrição : 27/09/2013

RABISCOS E GARATUJAS: A IMPORTÂNCIA DOS PRIMEIROS RABISCOS. Empty
MensagemAssunto: RABISCOS E GARATUJAS: A IMPORTÂNCIA DOS PRIMEIROS RABISCOS.   RABISCOS E GARATUJAS: A IMPORTÂNCIA DOS PRIMEIROS RABISCOS. Icon_minitimeTer 01 Out 2013, 20:41

TEMPO DE LEITURA



As garatujas ou rabiscos são os primeiros traços que a criança produz na tentativa de representar o mundo. Fá-lo livremente e é algo muitas vezes incompreensível para os adultos. No entanto, estes são importantes na exploração do traço, da criatividade e da expressão emocional. Os rabiscos fazem parte do desenvolvimento infantil, da motricidade fina, da escrita, da representação do mundo, da confiança em si e da formação da personalidade. Tal como todas as outras descobertas da criança, o desenhar é uma arte que vai desenvolvendo através da interacção com o mundo e com outros desenhos. Apesar de existir uma resposta imediata dos adultos no sentido de orientar os traços das crianças, para o desenvolvimento desta, a atitude oposta será a mais adequada. Ou seja, os adultos, pais, educadores, professores, devem encorajar e apoiar a criança a usar este meio para se expressar, para melhorar as suas aptidões, e conseguir de alguma forma dar um significado ao mundo, bem como uma conotação emocional, mas de forma livre e espontânea. Os elogios e os incentivos são fundamentais, assim como as questões que se podem ir colocando sobre o que a criança está a desenhar. Tentar compreender o desenho da criança é uma forma de tentar ver e perceber o mundo pelo seu olhar. Quanto mais a criança tiver a oportunidade de contactar com outros desenhos, outros objectos, outras pessoas, mais enriquecido será o ser reportório, a sua grafia, o seu traço, o seu desempenho. Estes traços vão sendo melhorados e o desenho da criança vai também tomando novas formas, tornando-se mais identificável e compreensível. São diversas as fases do desenho da criança, e apesar deste ser moldado pelo contexto em que a criança vive e pela sua cultura, de forma parecida ou mais diferente, todas as crianças passam por essas fases, até terem um traço mais definido e os seus desenhos serem mais compreensíveis. Estas garatujas desenvolvem-se desde sensivelmente aos 12 meses (quando já conseguem segurar no lápis), e podemos defini-las de dois tipos, segundo Piaget: Garatujas Desordenadas: quando a criança ignora os limites do papel e é o corpo que se movimenta para desenhar, acabando por desenhar o chão e as paredes; para além disso, não conseguem ainda compreender que o risco é resultado do movimento com o lápis, acabando por não estar atento ao que está a fazer, segurando o lápis de forma indiferenciada e alternada entre as duas mãos. As Garatujas Ordenadas é quando a consciência da relação do movimento com o traço começa a existir, e a criança sente o controlo que tem perante a tarefa, começando a concentrar-se e a controlar o tamanho, a forma e os sítios onde desenha. Estes riscos são simbólicos, ou seja, têm uma forma imaginária e por isso um traço pode significar uma casa agora, e daqui pouco, quando são acrescentados outros aspectos ao desenho, esse mesmo traço pode já ter outra atribuição. Os desenhos são ricos em informação, tanto da forma como a criança vê e interpreta o mundo, como também, da forma como esta se sente interiormente. À medida que vai crescendo, as opções que faz, as cores que escolhe, o que desenha são muito significativos dos sentimentos bons e maus, dos conflitos e receios, das descobertas e alegrias que as crianças vão sentindo. Desta forma, é importante encorajar a criança a desenvolver o seu desenho, criando oportunidades para esta desenhar, e ao mesmo tempo estar atento aos desenhos que vão sendo feitos, mostrando interesse à criança por compreendê-los, e compreender o que esta está a sentir. O desenho é de alguma forma, um dos meios que a criança tem disponível para se encontrar com as suas próprias emoções, conseguir representá-las, dar-lhe significado quando ainda não consegue identificar um nome para aquelas sensações que sente constantemente. Para além disso, o desenho é a forma que as crianças têm de comunicar com os adultos quando não conseguem por palavras. O desenho é uma boa fonte de informação, tanto para professores como para psicólogos. Através deles, é possível conhecer um pouco mais a criança, perceber alguns traços de personalidade, o seu temperamento, os seus sentimentos, as suas necessidades e faltas. Para além disto, é ainda possível contactar com os diferentes acontecimentos marcantes que estas estão a viver, sejam eles positivos negativos, dificuldades ou conquistas. O melhor de tudo isto, é que para a criança isto é apenas mais uma forma de brincar e uma tarefa da qual tira prazer. Se inicialmente a criança desenha impulsivamente, sem ter noção do que está a fazer, nem bem noção de como controla o que está a fazer, posteriormente (já por volta dos 3 anos) esta passa a dominar o desenho, colocando cada vez mais o que é, o que sente, o que gostaria de ser, etc., em cada desenho que faz. Deste modo, nesta fase, acaba por pensar antes de realizar o desenho, conseguindo decidir e expressar o que vai desenhar. Aos 4 anos, já consegue utilizar as cores correctas, de forma a corresponder à realidade. Podemos assim dizer que, quanto mais permitirmos e estimularmos as crianças a realizarem rabiscos e garatujas, estamos a contribuir para o desenvolvimento da criança, ao nível cognitivo, motor e emocional, e estamos a dar-lhe ferramentas para que esta consiga explorar e interpretar cada vez melhor o contexto e o mundo que a rodeia.

RABISCOS E GARATUJAS: A IMPORTÂNCIA DOS PRIMEIROS RABISCOS. Criancadesenhar-575x323
Ir para o topo Ir para baixo
https://sorrisos.forumeiros.com
 
RABISCOS E GARATUJAS: A IMPORTÂNCIA DOS PRIMEIROS RABISCOS.
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
SORRISOS de criança :: ✮☆✮ Ajuda Pedagógica ✮☆✮ :: Questões Didáticas-
Ir para: