SORRISOS de criança

Um espaço dedicado ao interesse dos pais, encarregados de educação, educadores de infância, professores e crianças
 
InícioPortalGaleriaBuscarRegistrar-seConectar-se
Últimos assuntos
» Os Octonautas (completa) PT-PT
RABISCOS E GARATUJAS: A IMPORTÂNCIA DOS PRIMEIROS RABISCOS. Icon_minitimeTer 23 Out 2018, 17:20 por Bagresapo

» Luísa Amaro - Argvs (2014)
RABISCOS E GARATUJAS: A IMPORTÂNCIA DOS PRIMEIROS RABISCOS. Icon_minitimeSeg 08 Out 2018, 19:02 por fgost

» filmesonlinegratis
RABISCOS E GARATUJAS: A IMPORTÂNCIA DOS PRIMEIROS RABISCOS. Icon_minitimeSex 28 Set 2018, 23:44 por 

» Morangos Com Acucar filme PT-PT
RABISCOS E GARATUJAS: A IMPORTÂNCIA DOS PRIMEIROS RABISCOS. Icon_minitimeSex 28 Set 2018, 23:42 por 

» Zorro-A.Lenda.De.Zorro-Vol.1. A.Vol.3.PT.PT
RABISCOS E GARATUJAS: A IMPORTÂNCIA DOS PRIMEIROS RABISCOS. Icon_minitimeSex 28 Set 2018, 23:28 por 

» Aprender.Inglês.Com.o.Noddy-Serie.Completa. PT.PT
RABISCOS E GARATUJAS: A IMPORTÂNCIA DOS PRIMEIROS RABISCOS. Icon_minitimeSab 28 Abr 2018, 19:54 por dogwhite

» Disney.Magic.English.Serie.Completa PT-PT
RABISCOS E GARATUJAS: A IMPORTÂNCIA DOS PRIMEIROS RABISCOS. Icon_minitimeSab 28 Abr 2018, 19:46 por dogwhite

» As.Aventuras.De.Tom.Sawyer-Serie.Completa. PT.PT
RABISCOS E GARATUJAS: A IMPORTÂNCIA DOS PRIMEIROS RABISCOS. Icon_minitimeTer 24 Abr 2018, 18:16 por joao115rot

»  Fatal Fury: O Filme PT-PT
RABISCOS E GARATUJAS: A IMPORTÂNCIA DOS PRIMEIROS RABISCOS. Icon_minitimeQui 07 Set 2017, 10:10 por bombjack

» Paprika
RABISCOS E GARATUJAS: A IMPORTÂNCIA DOS PRIMEIROS RABISCOS. Icon_minitimeQui 07 Set 2017, 10:10 por bombjack

» Little Witch Academia
RABISCOS E GARATUJAS: A IMPORTÂNCIA DOS PRIMEIROS RABISCOS. Icon_minitimeQui 07 Set 2017, 10:03 por bombjack

» Franky Snow serie completa PT-PT
RABISCOS E GARATUJAS: A IMPORTÂNCIA DOS PRIMEIROS RABISCOS. Icon_minitimeSeg 14 Ago 2017, 08:35 por bombjack

» Batman: Valentes e Audazes PT-PT
RABISCOS E GARATUJAS: A IMPORTÂNCIA DOS PRIMEIROS RABISCOS. Icon_minitimeSeg 14 Ago 2017, 08:35 por bombjack

» Huntik – 1ª e 2ª temporada PT-PT
RABISCOS E GARATUJAS: A IMPORTÂNCIA DOS PRIMEIROS RABISCOS. Icon_minitimeSeg 14 Ago 2017, 08:33 por bombjack

» Em.Busca.Do.Vale.Encanto.Série-1.Completa. PT.PT
RABISCOS E GARATUJAS: A IMPORTÂNCIA DOS PRIMEIROS RABISCOS. Icon_minitimeTer 08 Nov 2016, 22:47 por pedrocool120

Quantos nos visitam

Regista-te neste fórum
Faz o teu registo para teres acesso a tudo... é muito fácil e poderás aceder a todo o conteúdo deste fórum
Social bookmarking
Social bookmarking digg  Social bookmarking delicious  Social bookmarking reddit  Social bookmarking stumbleupon  Social bookmarking slashdot  Social bookmarking yahoo  Social bookmarking google  Social bookmarking blogmarks  Social bookmarking live      

Conservar e compartilhar o endereço de SORRISOS de criança em seu site de social bookmarking
QUEM NOS VISITA


Novembro 2019
SegTerQuaQuiSexSabDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930 
CalendárioCalendário

Compartilhe
 

 RABISCOS E GARATUJAS: A IMPORTÂNCIA DOS PRIMEIROS RABISCOS.

Ir em baixo 
AutorMensagem
Elsa
Fundadora
Fundadora
Elsa

Feminino Mensagens : 4941
Pontos : 9601
Data de inscrição : 27/09/2013

RABISCOS E GARATUJAS: A IMPORTÂNCIA DOS PRIMEIROS RABISCOS. Empty
MensagemAssunto: RABISCOS E GARATUJAS: A IMPORTÂNCIA DOS PRIMEIROS RABISCOS.   RABISCOS E GARATUJAS: A IMPORTÂNCIA DOS PRIMEIROS RABISCOS. Icon_minitimeTer 01 Out 2013, 20:41

TEMPO DE LEITURA



As garatujas ou rabiscos são os primeiros traços que a criança produz na tentativa de representar o mundo. Fá-lo livremente e é algo muitas vezes incompreensível para os adultos. No entanto, estes são importantes na exploração do traço, da criatividade e da expressão emocional. Os rabiscos fazem parte do desenvolvimento infantil, da motricidade fina, da escrita, da representação do mundo, da confiança em si e da formação da personalidade. Tal como todas as outras descobertas da criança, o desenhar é uma arte que vai desenvolvendo através da interacção com o mundo e com outros desenhos. Apesar de existir uma resposta imediata dos adultos no sentido de orientar os traços das crianças, para o desenvolvimento desta, a atitude oposta será a mais adequada. Ou seja, os adultos, pais, educadores, professores, devem encorajar e apoiar a criança a usar este meio para se expressar, para melhorar as suas aptidões, e conseguir de alguma forma dar um significado ao mundo, bem como uma conotação emocional, mas de forma livre e espontânea. Os elogios e os incentivos são fundamentais, assim como as questões que se podem ir colocando sobre o que a criança está a desenhar. Tentar compreender o desenho da criança é uma forma de tentar ver e perceber o mundo pelo seu olhar. Quanto mais a criança tiver a oportunidade de contactar com outros desenhos, outros objectos, outras pessoas, mais enriquecido será o ser reportório, a sua grafia, o seu traço, o seu desempenho. Estes traços vão sendo melhorados e o desenho da criança vai também tomando novas formas, tornando-se mais identificável e compreensível. São diversas as fases do desenho da criança, e apesar deste ser moldado pelo contexto em que a criança vive e pela sua cultura, de forma parecida ou mais diferente, todas as crianças passam por essas fases, até terem um traço mais definido e os seus desenhos serem mais compreensíveis. Estas garatujas desenvolvem-se desde sensivelmente aos 12 meses (quando já conseguem segurar no lápis), e podemos defini-las de dois tipos, segundo Piaget: Garatujas Desordenadas: quando a criança ignora os limites do papel e é o corpo que se movimenta para desenhar, acabando por desenhar o chão e as paredes; para além disso, não conseguem ainda compreender que o risco é resultado do movimento com o lápis, acabando por não estar atento ao que está a fazer, segurando o lápis de forma indiferenciada e alternada entre as duas mãos. As Garatujas Ordenadas é quando a consciência da relação do movimento com o traço começa a existir, e a criança sente o controlo que tem perante a tarefa, começando a concentrar-se e a controlar o tamanho, a forma e os sítios onde desenha. Estes riscos são simbólicos, ou seja, têm uma forma imaginária e por isso um traço pode significar uma casa agora, e daqui pouco, quando são acrescentados outros aspectos ao desenho, esse mesmo traço pode já ter outra atribuição. Os desenhos são ricos em informação, tanto da forma como a criança vê e interpreta o mundo, como também, da forma como esta se sente interiormente. À medida que vai crescendo, as opções que faz, as cores que escolhe, o que desenha são muito significativos dos sentimentos bons e maus, dos conflitos e receios, das descobertas e alegrias que as crianças vão sentindo. Desta forma, é importante encorajar a criança a desenvolver o seu desenho, criando oportunidades para esta desenhar, e ao mesmo tempo estar atento aos desenhos que vão sendo feitos, mostrando interesse à criança por compreendê-los, e compreender o que esta está a sentir. O desenho é de alguma forma, um dos meios que a criança tem disponível para se encontrar com as suas próprias emoções, conseguir representá-las, dar-lhe significado quando ainda não consegue identificar um nome para aquelas sensações que sente constantemente. Para além disso, o desenho é a forma que as crianças têm de comunicar com os adultos quando não conseguem por palavras. O desenho é uma boa fonte de informação, tanto para professores como para psicólogos. Através deles, é possível conhecer um pouco mais a criança, perceber alguns traços de personalidade, o seu temperamento, os seus sentimentos, as suas necessidades e faltas. Para além disto, é ainda possível contactar com os diferentes acontecimentos marcantes que estas estão a viver, sejam eles positivos negativos, dificuldades ou conquistas. O melhor de tudo isto, é que para a criança isto é apenas mais uma forma de brincar e uma tarefa da qual tira prazer. Se inicialmente a criança desenha impulsivamente, sem ter noção do que está a fazer, nem bem noção de como controla o que está a fazer, posteriormente (já por volta dos 3 anos) esta passa a dominar o desenho, colocando cada vez mais o que é, o que sente, o que gostaria de ser, etc., em cada desenho que faz. Deste modo, nesta fase, acaba por pensar antes de realizar o desenho, conseguindo decidir e expressar o que vai desenhar. Aos 4 anos, já consegue utilizar as cores correctas, de forma a corresponder à realidade. Podemos assim dizer que, quanto mais permitirmos e estimularmos as crianças a realizarem rabiscos e garatujas, estamos a contribuir para o desenvolvimento da criança, ao nível cognitivo, motor e emocional, e estamos a dar-lhe ferramentas para que esta consiga explorar e interpretar cada vez melhor o contexto e o mundo que a rodeia.

RABISCOS E GARATUJAS: A IMPORTÂNCIA DOS PRIMEIROS RABISCOS. Criancadesenhar-575x323
Voltar ao Topo Ir em baixo
https://sorrisos.forumeiros.com
 
RABISCOS E GARATUJAS: A IMPORTÂNCIA DOS PRIMEIROS RABISCOS.
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
SORRISOS de criança :: ✮☆✮ Ajuda Pedagógica ✮☆✮ :: Questões Didáticas-
Ir para: