SORRISOS de criança

Um espaço dedicado ao interesse dos pais, encarregados de educação, educadores de infância, professores e crianças
 
InícioPortalGaleriaBuscarRegistrar-seConectar-se
Últimos assuntos
» Os Octonautas (completa) PT-PT
OS DEXTROS, OS CANHOTOS E “OS OUTROS” Icon_minitimeTer 23 Out 2018, 17:20 por Bagresapo

» Luísa Amaro - Argvs (2014)
OS DEXTROS, OS CANHOTOS E “OS OUTROS” Icon_minitimeSeg 08 Out 2018, 19:02 por fgost

» filmesonlinegratis
OS DEXTROS, OS CANHOTOS E “OS OUTROS” Icon_minitimeSex 28 Set 2018, 23:44 por 

» Morangos Com Acucar filme PT-PT
OS DEXTROS, OS CANHOTOS E “OS OUTROS” Icon_minitimeSex 28 Set 2018, 23:42 por 

» Zorro-A.Lenda.De.Zorro-Vol.1. A.Vol.3.PT.PT
OS DEXTROS, OS CANHOTOS E “OS OUTROS” Icon_minitimeSex 28 Set 2018, 23:28 por 

» Aprender.Inglês.Com.o.Noddy-Serie.Completa. PT.PT
OS DEXTROS, OS CANHOTOS E “OS OUTROS” Icon_minitimeSab 28 Abr 2018, 19:54 por dogwhite

» Disney.Magic.English.Serie.Completa PT-PT
OS DEXTROS, OS CANHOTOS E “OS OUTROS” Icon_minitimeSab 28 Abr 2018, 19:46 por dogwhite

» As.Aventuras.De.Tom.Sawyer-Serie.Completa. PT.PT
OS DEXTROS, OS CANHOTOS E “OS OUTROS” Icon_minitimeTer 24 Abr 2018, 18:16 por joao115rot

»  Fatal Fury: O Filme PT-PT
OS DEXTROS, OS CANHOTOS E “OS OUTROS” Icon_minitimeQui 07 Set 2017, 10:10 por bombjack

» Paprika
OS DEXTROS, OS CANHOTOS E “OS OUTROS” Icon_minitimeQui 07 Set 2017, 10:10 por bombjack

» Little Witch Academia
OS DEXTROS, OS CANHOTOS E “OS OUTROS” Icon_minitimeQui 07 Set 2017, 10:03 por bombjack

» Franky Snow serie completa PT-PT
OS DEXTROS, OS CANHOTOS E “OS OUTROS” Icon_minitimeSeg 14 Ago 2017, 08:35 por bombjack

» Batman: Valentes e Audazes PT-PT
OS DEXTROS, OS CANHOTOS E “OS OUTROS” Icon_minitimeSeg 14 Ago 2017, 08:35 por bombjack

» Huntik – 1ª e 2ª temporada PT-PT
OS DEXTROS, OS CANHOTOS E “OS OUTROS” Icon_minitimeSeg 14 Ago 2017, 08:33 por bombjack

» Em.Busca.Do.Vale.Encanto.Série-1.Completa. PT.PT
OS DEXTROS, OS CANHOTOS E “OS OUTROS” Icon_minitimeTer 08 Nov 2016, 22:47 por pedrocool120

Quantos nos visitam

Regista-te neste fórum
Faz o teu registo para teres acesso a tudo... é muito fácil e poderás aceder a todo o conteúdo deste fórum
Social bookmarking
Social bookmarking digg  Social bookmarking delicious  Social bookmarking reddit  Social bookmarking stumbleupon  Social bookmarking slashdot  Social bookmarking yahoo  Social bookmarking google  Social bookmarking blogmarks  Social bookmarking live      

Conservar e compartilhar o endereço de SORRISOS de criança em seu site de social bookmarking
QUEM NOS VISITA


Novembro 2019
SegTerQuaQuiSexSabDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930 
CalendárioCalendário

Compartilhe
 

 OS DEXTROS, OS CANHOTOS E “OS OUTROS”

Ir em baixo 
AutorMensagem
Elsa
Fundadora
Fundadora
Elsa

Feminino Mensagens : 4941
Pontos : 9601
Data de inscrição : 27/09/2013

OS DEXTROS, OS CANHOTOS E “OS OUTROS” Empty
MensagemAssunto: OS DEXTROS, OS CANHOTOS E “OS OUTROS”   OS DEXTROS, OS CANHOTOS E “OS OUTROS” Icon_minitimeTer 01 Out 2013, 20:31

OS DEXTROS, OS CANHOTOS E “OS OUTROS” Canhotos-575x323

Com o aproximar de mais um ano escolar chegam também as preocupações e expectativas dos pais em relação ao rendimento dos seus filhos. Ainda poucos pais e nem todos os professores, sabem que o desenvolvimento motor da criança e todos os estímulos que ela recebe em relação ao seu esquema corporal e lateralidade, são fundamentais para o sucesso da aprendizagem das matérias escolares.

De um modo geral, o termo “lateralidade” significa a predisposição para utilizar mais um lado do corpo do que o outro, para realizar todas as actividades da vida diária, actividades escolares, desportivas, etc.. O lado dominante apresenta mais força muscular, mais precisão e maior rapidez na execução de tarefas.

Nos primeiros meses de vida, a criança é ambidestra, ou seja, tem habilidade para utilizar as duas mãos. A definição final da lateralidade só irá ocorrer entre os 6 e os 8 anos, mas é habitual que antes disso, a criança comece a mostrar preferência pelo uso de uma das mãos/pés; a partir dos 2-3 anos a criança começa a definir a sua lateralidade.

A lateralidade é definida da seguinte forma:
- Dextros: quando existe uma predominância clara e estabelecida, sendo utilizado o lado direito do corpo para a realização de todas as actividades;
- Canhotos: quando existe uma predominância clara e estabelecida, sendo utilizado o lado esquerdo do corpo para a realização de todas as actividades;
- Ambidextros: quando não existe uma predominância clara de um dos lados do corpo, sendo utilizados indiscriminadamente ambos os lados;
- Indefinida: quando a criança já tem cinco a seis anos e a preferência lateral ainda não se estabeleceu;
- Cruzada: neste caso, as formas mais comuns são: predominância do membro superior direito para algumas actividades e do membro inferior esquerdo para outras, e vice-versa; ou predominância do membro superior direito e olho esquerdo dominante.

Quando existe dominância direita ou esquerda, não é comum ocorrer qualquer perturbação no esquema corporal, mas quando a lateralidade é cruzada, os distúrbios psicomotores são frequentes e refletem-se na desorganização do esquema corporal, na orientação espacial e, consequentemente, na aprendizagem da leitura e da escrita.

Lateralidade e aprendizagem
Diversos estudos têm vindo a estabelecer relações entre os problemas relacionados com a lateralidade e aprendizagem escolar, como por exemplo em alguns casos de dislexia, disgrafia e discalculia.

A lateralidade da criança é observada a partir do seu desenvolvimento, não devendo ser estimulada; pais e educadores devem observar qual o lado que a criança utiliza preferencialmente e no qual demonstra melhor desempenho para actividades que envolvam habilidade e força muscular.

Quando a lateralidade não está bem estabelecida, surgem dificuldades a nível espacial; a criança não se apercebe da diferença entre o lado dominante e o outro, não aprende a utilizar correctamente os termos direito e esquerdo, apresenta dificuldade em seguir a direção gráfica da leitura e da escrita, entre outros aspectos.

O técnico de psicomotricidade, pode reconhecer a dominância através de uma bateria de testes específica para a lateralidade dos membros superiores, inferiores, visual e auditiva. Esta avaliação só pode ter um resultado concreto quando a criança tiver seis anos de idade, sendo esta a idade na qual a dominância lateral já deverá estar definida.

Apesar de nem todas as crianças com lateralidade cruzada manifestarem dificuldades de aprendizagem, é frequente observar-se:
- Quedas mais frequentes;
- Fraca coordenação visuo-motora;
- Dificuldade na autonomização da leitura, escrita ou cálculo;
- Ler muito devagar e com pausas;
- Dificuldade em manter a atenção;
- Dificuldade na organização do espaço e do tempo;
- Dificuldade na ordenação da informação codificada;
- Confusões direita-esquerda que dificultam a compreensão da dezena, centena;
- Confusão ente a soma e a subtracção ou entre a multiplicação e a divisão;
- Dificuldade no esquema corporal, especialmente na distinção de direita/esquerda no próprio corpo, nos outros e em relação a objectos;
- Melhor nível de compreensão das explicações verbais que das tarefas escritas;
- Preferência pelo cálculo mental que pelo escrito;
- Escrita em espelho, de “cabeça para baixo” ou mesmo ilegível (omissões de letras ou sílabas).
Nestes casos de lateralidade cruzada e lateralidade indefinida, um trabalho específico de psicomotricidade é fundamental para auxiliar a estabelecer e organizar a lateralidade e esquema corporal da criança.

Orientações para os pais
- Não estimular ou provocar a definição da lateralidade;
- Colocar os talheres posicionados em frente da criança e no centro;
- Posicionar os lápis, brinquedos e outros objectos à frente e no centro da criança; ela irá utilizar a mão preferencial;
- Os desenhos para colorir não deverão ser muito grandes, para que a criança não canse a mão que está a utilizar (a preferencial) e tenha de trocar de mão;
- Fazer actividades de “encontrar” os erros em 2 desenhos semelhantes;
- Reconhecer a posição do corpo em relação a um objecto: à direita, à esquerda, atrás, etc;
- Lançar e apanhar objectos (bolas, balões, etc.);
- Tocar cada dedo com o polegar da mão respectiva;
- Manter um objecto em equilíbrio numa mão enquanto com a outra se faz outra acção;
- Escrever grupos de palavras que comecem por letras de simetria inversa;
- Actividades de seguir linhas, caminhos e labirintos.

O desenvolvimento da lateralidade e consequente domínio corporal é um factor fundamental no processo de aprendizagem.
Através de jogos e actividades, as crianças, além de se divertirem, experimentam, aprendem e relacionam-se com o mundo em que vivem. Por isso, cada vez mais, pais e educadores devem interiorizar que os jogos e as brincadeiras são fundamentais para o desenvolvimento saudável, devendo ocupar um lugar de destaque na vida de qualquer criança!
Voltar ao Topo Ir em baixo
https://sorrisos.forumeiros.com
 
OS DEXTROS, OS CANHOTOS E “OS OUTROS”
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
SORRISOS de criança :: ✮☆✮ Ajuda Pedagógica ✮☆✮ :: Questões Didáticas-
Ir para: