Os objectivos dos Programas Específicos para Sobredotados poderão ser os seguintes:
estimular as potencialidades individuais
desenvolver a autoconfiança
alargar os horizontes culturais
desenvolver o espírito crítico
utilizar uma grande variedade de estratégias
aprender a trabalhar em grupo
fomentar a aprendizagem de resolução de problemas e de tomar decisões
estimular a criatividade
prever situações
aprender a projectar-se no futuro.
Uma Educação pela criatividade visaria:
1. Descobrir e estimular a a individualidade.
2. Instigar à formulação de perguntas e o despertar da curiosidade.
3. Aprender brincando.
4. Partir do conhecido para o desconhecido.
5. Estimular o pensamento divergente e original.
6. Privilegiar mais a interdisciplinaridade do que a especialização.
7. Fomentar o pensamento social e não apenas o pensamento individual.
8. Voltar-se para o Futuro, planear e verificar o Futuro.
Um treino de criatividade poderá seguir os seguintes itens pela ordem que se apresentam:
1. Desenvolver uma consciência criativa e ensinar atitudes criativas.
2. Promover a compreensão da criatividade.
3. Aperfeiçoar as capacidades criativas através de exercícios.
4. Ensinar técnicas de pensamento criativo.
5. Envolver os alunos em actividades criativas.
As quatro componentes da capacidade criativa segundo Torrance são: fluência, originalidade, flexibilidade, originalidade, elaboração, que podem ser exercitadas através de:
1. "Brainstorming" (chuva de ideias).
2. Pensamento divergente (diferentes usos para..., o que aconteceria se...)
o pensamento analógico
a visualização e imaginação
a sensibilidade para com os problemas (o que não se sabe ainda sobre as estrelas, as nuvens, etc.?)
a previsão sobre soluções de problemas
a avaliação de situações (com uma matriz de critérios de 1 a 5, por exemplo)
a resolução de problemas com impacto no futuro
a análise e a síntese
o raciocínio lógico
planear
prioritar
reconhecer a relevância
saber inferir
aprender a criticar
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