Os Blocos Lógicos no Jardim de Infância
Autora: Raquel Martins | Colocado em: Iniciação à matemática
Os Blocos Lógicos são compostos 48 peças com quatro formas geométricas (quadrado, retângulo, círculo e triângulo) em três cores (amarelo, azul e vermelho), duas espessuras e dois tamanhos. Geralmente é feito de madeira, mas pode ser confeccionado até mesmo com papel.
A primeira exploração que a criança estabelece com os blocos lógicos é, e deve ser lúdica. A exploração livre das cores, formas, tamanho e espessuras das peças é essencial para que a criança conheça o jogo e essas experiências serão preciosas para jogos mais complexos.
Algumas crianças desenvolvem jogos com os blocos sozinha, classificando, organizando, escondendo; mas cabe ao adulto intervir nesse trabalho intelectual criando situações problema que as crianças normalmente não enfrentariam sem interferência. A criança deve tentar resolver as situações se utilizando da autonomia, e demonstrando assim sua independência intelectual perante os adultos.
O uso de cartões para instruir os jogos concretiza e sintetiza ordens verbais, muitas vezes mal comunicadas pelo adulto ou mal interpretadas pelas crianças.
A explicação oral, coletiva ou individual da descoberta, da solução ou mesmo do erro vem contribuir com o desenvolvimento da argumentação verbal, ferramenta importante na construção da escrita.
O trabalho com blocos tem como fim a matemática reflexiva e não abstrata. O jogo com blocos, objetos reais, traz experiências que serão base intelectual para conceitos posteriores; nele o pensamento das crianças continua ligado às suas atividades concretas, as quais obedecem regras pré estabelecidas, que são as instruções do jogo.
O uso destas peças é importante em diversos tipos de jogos. Citaremos agora algumas atividades:
O professor pode construir uma sequência e cada criança coloca uma peça que seja coerente a ela.
Dependendo da faixa etária com a qual se está lidando isso pode ser colocado de forma lúdica: “Vamos brincar de fazer uma cobra maluca?! Hoje vamos usar só as peças amarelas.”; o professor pode aumentar a dificuldade estabelecendo dois ou mais critérios simultaneamente.
A professora pode esconder uma peça e pedir que as crianças descubram qual é. Para facilitar pode-se separar um grupo de peças.
A partir de cartelas que representam as características das peças ( tamanho, espessura, forma e cor) é possível construir outros jogos.
A professora pode mostrar os cartões e as crianças seguem a ordem expressa, ou as crianças colocam o cartão para representar a descoberta da sequência.