Digramas de Veen, de Carrol e de Árvore
Os diagramas são representações de conjunto, de relações matemáticas e de relações lógicas.
Diagrama de Veen
Exemplos de exercícios:
- Quantos aquários são necessários formar para caberem os peixinhos triangulares, azuis, finos, grandes?
Só é necessário um aquário, por só existe 1 triângulo, azul, fino e grande.
- Coloca dentro do aquário todos os peixes triangulares, de todas as cores, finos e grossos.
Pode acontecer surgirem problemas que necessitem de fazer outro conjunto dentro do conjunto já existente. A esses chamamos de subconjuntos. Aqui utilizam-se as etiquetas.
- Forma um subconjunto dos animais triangulares vermelhos
Diagrama de Carrol
O diagrama de Carrol divide o plano em quatro regiões associando a cada uma delas dois atributos: um na direcção vertical e outro na direcção horizontal. Então, para se conseguir posicionar uma peça no jogo a criança tem que ter em conta dois critérios de classificação ao mesmo tempo.
Este pode ser um ponto interessante para introduzir a negação do atributo; “vermelho” - “não vermelho”
Diagrama de Árvore
É possível criar para este jogo 4 diagramas de árvore, cada um correspondendo a um atributo: cor, forma, tamanho e espessura.
É um jogo que tem de ser desenhado previamente pela educadora e deve ser apresentado em tamanho real às crianças.
Este diagrama consiste num tronco que se subdivide em tantos ramos quantos forem os valores de cada atributo. Desta forma a cada galho da árvore vão sendo associados os critérios de classificação das peças do jogo.
Da espessura: