Compreender os factores que perpetuam o "Bullying".
O "Bullying" é um problema complexo e antigo com muitas causas que o mantêm nas nossas escolas.A compreensão desses factores é o primeiro passo para resolver o problema do "bullying" e aumenta a possibilidade de encontrar métodos para controlá-lo.
Quem pratica o "Bullying" quer se sentir poderoso. As crianças precisam de aprender a se sentir poderosas de uma forma positiva.
O " Bullying " é uma ferramenta para ganhar popularidade. As crianças precisam de uma maneira diferente de sentir populares. O desafio é redireccionar o potencial de liderança negativa da criança mudando os comportamentos negativos para as habilidades de liderança positiva.
A relação entre o agressor e a vítima pode envolver uma dinâmica complexa entre duas crianças.
A agressão social é um comportamento aprendido.
A reputação de uma criança ou adolescente no grupo de pares tende a ser estável ao longo do tempo (seja ela uma vítima ou um agressor).
O agressor forma uma coligação com outras crianças no seu grupo de colegas, o que aumenta o seu estatuto e ajuda o agressor a permanecer na liderança. Por causa dessas recompensas, o assédio moral continua.
O "bullying" é um comportamento tido como normal tanto para os agressores como para as vítimas o que ajuda ao prolongamento da agressão.