SORRISOS de criança
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
SORRISOS de criança

Um espaço dedicado ao interesse dos pais, encarregados de educação, educadores de infância, professores e crianças
 
InícioPortalGaleriaProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar
Últimos assuntos
» Nel Monteiro Azar Na Praia 1984
AS PRIMEIRAS LETRAS – SERÁ QUE AS DEVEMOS ENSINAR EM CASA OU ESPERAR Icon_minitimeTer 22 Ago 2023, 04:55 por KENY2

»  Grandes.Classicos.Infantis.PT.PT
AS PRIMEIRAS LETRAS – SERÁ QUE AS DEVEMOS ENSINAR EM CASA OU ESPERAR Icon_minitimeSex 04 Dez 2020, 00:09 por jmtm

» Heidi-Serie.Completa.PT.PT
AS PRIMEIRAS LETRAS – SERÁ QUE AS DEVEMOS ENSINAR EM CASA OU ESPERAR Icon_minitimeSeg 23 Nov 2020, 18:17 por jmtm

» As.Aventuras.De.Tom.Sawyer-Serie.Completa. PT.PT
AS PRIMEIRAS LETRAS – SERÁ QUE AS DEVEMOS ENSINAR EM CASA OU ESPERAR Icon_minitimeTer 27 Out 2020, 15:01 por 1olga2

» Huntik – 1ª e 2ª temporada PT-PT
AS PRIMEIRAS LETRAS – SERÁ QUE AS DEVEMOS ENSINAR EM CASA OU ESPERAR Icon_minitimeDom 25 Out 2020, 03:12 por AlvoErrado2

» Os Octonautas (completa) PT-PT
AS PRIMEIRAS LETRAS – SERÁ QUE AS DEVEMOS ENSINAR EM CASA OU ESPERAR Icon_minitimeTer 23 Out 2018, 17:20 por Bagresapo

» Luísa Amaro - Argvs (2014)
AS PRIMEIRAS LETRAS – SERÁ QUE AS DEVEMOS ENSINAR EM CASA OU ESPERAR Icon_minitimeSeg 08 Out 2018, 19:02 por fgost

» filmesonlinegratis
AS PRIMEIRAS LETRAS – SERÁ QUE AS DEVEMOS ENSINAR EM CASA OU ESPERAR Icon_minitimeSex 28 Set 2018, 23:44 por 

» Morangos Com Acucar filme PT-PT
AS PRIMEIRAS LETRAS – SERÁ QUE AS DEVEMOS ENSINAR EM CASA OU ESPERAR Icon_minitimeSex 28 Set 2018, 23:42 por 

» Zorro-A.Lenda.De.Zorro-Vol.1. A.Vol.3.PT.PT
AS PRIMEIRAS LETRAS – SERÁ QUE AS DEVEMOS ENSINAR EM CASA OU ESPERAR Icon_minitimeSex 28 Set 2018, 23:28 por 

» Aprender.Inglês.Com.o.Noddy-Serie.Completa. PT.PT
AS PRIMEIRAS LETRAS – SERÁ QUE AS DEVEMOS ENSINAR EM CASA OU ESPERAR Icon_minitimeSáb 28 Abr 2018, 19:54 por dogwhite

» Disney.Magic.English.Serie.Completa PT-PT
AS PRIMEIRAS LETRAS – SERÁ QUE AS DEVEMOS ENSINAR EM CASA OU ESPERAR Icon_minitimeSáb 28 Abr 2018, 19:46 por dogwhite

»  Fatal Fury: O Filme PT-PT
AS PRIMEIRAS LETRAS – SERÁ QUE AS DEVEMOS ENSINAR EM CASA OU ESPERAR Icon_minitimeQui 07 Set 2017, 10:10 por bombjack

» Paprika
AS PRIMEIRAS LETRAS – SERÁ QUE AS DEVEMOS ENSINAR EM CASA OU ESPERAR Icon_minitimeQui 07 Set 2017, 10:10 por bombjack

» Little Witch Academia
AS PRIMEIRAS LETRAS – SERÁ QUE AS DEVEMOS ENSINAR EM CASA OU ESPERAR Icon_minitimeQui 07 Set 2017, 10:03 por bombjack

Quantos nos visitam

Regista-te neste fórum
Faz o teu registo para teres acesso a tudo... é muito fácil e poderás aceder a todo o conteúdo deste fórum
Social bookmarking
Social bookmarking reddit      

Conservar e compartilhar o endereço de SORRISOS de criança em seu site de social bookmarking
QUEM NOS VISITA


maio 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
CalendárioCalendário

 

 AS PRIMEIRAS LETRAS – SERÁ QUE AS DEVEMOS ENSINAR EM CASA OU ESPERAR

Ir para baixo 
AutorMensagem
Elsa
Fundadora
Fundadora
Elsa


Feminino Mensagens : 4941
Pontos : 9601
Data de inscrição : 27/09/2013

AS PRIMEIRAS LETRAS – SERÁ QUE AS DEVEMOS ENSINAR EM CASA OU ESPERAR Empty
MensagemAssunto: AS PRIMEIRAS LETRAS – SERÁ QUE AS DEVEMOS ENSINAR EM CASA OU ESPERAR   AS PRIMEIRAS LETRAS – SERÁ QUE AS DEVEMOS ENSINAR EM CASA OU ESPERAR Icon_minitimeTer 01 Out 2013, 20:43

AS PRIMEIRAS LETRAS – SERÁ QUE AS DEVEMOS ENSINAR EM CASA OU ESPERAR Letras-575x596

Hoje em dia, as crianças desenvolvem-se numa sociedade letrada, com meios tecnológicos muito atrativos, que despertam a sua curiosidade e a sua vontade de decifrar letras, desde tenra idade.

As crianças estão em constante crescimento, interagindo com o mundo que as rodeia em busca de novas aprendizagens, desafiadas pela sua curiosidade e pela ânsia de conhecer o contexto do qual fazem parte.
Desde muito novas que o mundo que as circunda está repleto de letras, palavras e frases, fazendo com que convivam com a literacia continuamente, desde o seu nascimento. Paralelamente, a sociedade tecnológica e os brinquedos lúdico-didáticos cada vez mais informatizados, facilitam e incentivam a alfabetização fora da escola, nomeadamente apresentando letras e palavras no decorrer das instruções de funcionamento/de jogo e das atividades a desempenhar. A par com a sua assiduidade e relevância no dia-a-dia, a aquisição do domínio sobre estas duas competências é fundamental dado que se tratam de ferramentas imprescindíveis para que as crianças ampliem as suas possibilidades de entender a realidade e para que conheçam os seus contextos, já que a maioria da informação com que irão contactar lhes será apresentada por escrito.
As crianças vão aprendendo letras e palavras antes mesmo da sua entrada no primeiro ciclo, sendo comum começar a distinguir marcas e a ler pequenas palavras com que se relacionam mais frequentemente. Esta proximidade tem levado as escolas a refletir sobre a idade ideal para a introdução da alfabetização e sobre o tipo de atividades de pré-leitura e pré-escrita que deverão ser desenvolvidas para estimularem e motivarem a aprendizagem destes domínios. Durante este período, mais do que refletir sobre a idade ideal para dar início ao seu processo de alfabetização, é fundamental analisar e cultivar a motivação em interagir com as letras e palavras e procurando decifrá-las sem obrigar as crianças a aprender. Desta forma, é tão contraproducente forçar crianças até aos cinco a ler e escrever como impedir as que estão motivadas de explorar as bases da leitura com receio de que se possa vir a desmotivar mais tardiamente – mais importante do que a idade é a vontade de cada criança de se alfabetizar.
A alfabetização exige um determinado estádio de maturação neuropsicológica e não convém força-las a adquirir uma habilidade para a qual não estão ainda preparadas. Nestes casos o mais adequado será estimulá-las recorrendo a atividades lúdico-didáticas, que as envolvam e as motivem para a aprendizagem destas competências. A leitura e a escrita requerem a maturação de estruturas cerebrais distintas, que implicam ver os símbolos, interpretar as letras, ouvir o seu som correspondente, decifrar o seu significado e organizar a forma como são pronunciadas e que têm de funcionar de forma coordenada. É em idades mais precoces, dada a plasticidade cerebral e o potencial de aprendizagem de cada criança, que se deve dar início ao processo de alfabetização, estimulando de forma lúdica e divertida as competência de pré-leitura e pré-escrita, recorrendo a atividades cuidadosamente pensadas e adequadas, que fomentem o desenvolvimento do vocabulário, da consciência fonológica e do conhecimento das letras.
A leitura é também uma das ferramentas que mais condiciona o seu sucesso uma vez que é a competência base para todos os seus anos escolares – é ao longo dos primeiros anos, a partir das experiências que vivenciam, que as crianças desenvolvem e estruturam as capacidades que usarão como base das suas aprendizagens futuras, nomeadamente no que toca à construção de um percurso escolar de sucesso. Aprender a ler permite à criança aprender a decifrar todos os carateres que vêm impressos nos manuais académicos e, consequentemente, conhecer o mundo e formar-se profissionalmente. Um estudo internacional sobre literacia em crianças e jovens, levado a cabo pela OCDE, evidenciou que Portugal se encontra abaixo das médias europeias dos países desenvolvidos, estando latente no estudo que os conhecimentos e competências neste domínio aquando da entrada para a escolaridade básica são, em muitos dos casos, insuficientes. Segundo o mesmo estudo, estes resultados culminam em elevadas taxas de insucesso e de abandono escolar que poderiam ser minimizados com o desenvolvimento de programas de literacia no jardim-de-infância (mais do que ensinar a ler é fundamental ensinar a gostar de ler). De acordo com o mesmo estudo, as crianças que possuem mais conhecimentos sobre as regras do texto escrito tendem a obter melhores resultados a nível do vocabulário, da consciência fonológica e da identificação de letras, sendo possível estabelecer uma associação positiva entre a qualidade da estimulação pré-escolar e o desenvolvimento de algumas competências de literacia.

AS PRIMEIRAS LETRAS – SERÁ QUE AS DEVEMOS ENSINAR EM CASA OU ESPERAR Images?q=tbn:ANd9GcRIcbHOq8A1CaaPHlzwGeYjI78KNIWqMH31Wu_5O1vY40wZXdLClg

Independentemente dos métodos usados na escola, a atuação dos pais é decisiva para as crianças – pais que apreciam ler e escrever e incentivam os seus filhos a gostar estão a contribuir para que estes se tornem leitores de sucesso.
A aprendizagem precoce das primeiras letras tem suscitado alguns mitos relacionados com o tema. O mais frequente prende-se com a possibilidade da criança vir a desmotivar-se no primeiro ano, por já saber ler. Embora isto possa acontecer uma vez que a criança já domina alguns dos conteúdos que estão a ser explorados, é mais desmotivante não conseguir acompanhar as novas aprendizagens e não experimentar a sensação de sucesso (fundamental para a construção da sua autoestima e autoconceito). Cabe ao professor gerir as aprendizagens de cada aluno em ambiente de sala (esta criança pode ficar como tutora de um colega com mais dificuldades, por exemplo) e aos pais continuarem a estimular e a desafiar a criança nesta área específica (através de atividades para realizarem fora do ambiente escolar). Um outro mito prende-se com a possibilidade da criança vir a desenvolver problemas de leitura, no entanto a probabilidade de isto poder vir a acontecer é muito maior em alunos que não tenham adquirido as competências de pré-leitura ao longo dos anos que antecedem a sua entrada no primeiro ciclo.

Estratégias para estimular a aprendizagem da leitura
- Fomentar o gosto pela leitura, lendo histórias com a criança, em situações diversificadas e usando diferentes materiais (livros de histórias, jornais, revistas, embalagens, textos da internet, bandas desenhadas, sequências de imagens);
- Criar a hora da leitura em família, em que cada um dos elementos dedica algum tempo a ler (seja um livro, uma revista ou o jornal) – a aprendizagem pelo exemplo é a mais significativa;
- Demonstrar a importância das palavras no dia-a-dia, dirigindo a atenção da criança para a observação de situações de escrita no mundo real;
- Estimular a criação de histórias a partir de imagens ou de frases que lhe são ditas;
- Potenciar a consciência fonológica através de jogos de palavras, nomeadamente, pedindo à criança que descubra palavras que comecem ou terminem com o mesmo som, que reproduza lenga-lengas e rimas ou que complete poemas.

A alfabetização é um processo que se inicia desde tenra idade e que se encontra em constante desenvolvimento e construção. É fundamental estimular a criança a contactar com letras e palavras e promover a leitura e a escrita de forma a potenciar o seu gosto pela temática e desenvolver a sua motivação para novas aprendizagens. Por contraponto, se a criança for forçada a aprender, tal facto poderá desmotivá-la e despoletar uma barreira face à escola.
Para ser um leitor bem-sucedido é importante que a criança domine varias convenções, nomeadamente dos conceitos sobre escrita, da consciência fonológica e da identificação de letras, cujo conhecimento parece ser produto de múltiplas experiencias de literacia.
Ir para o topo Ir para baixo
https://sorrisos.forumeiros.com
 
AS PRIMEIRAS LETRAS – SERÁ QUE AS DEVEMOS ENSINAR EM CASA OU ESPERAR
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
SORRISOS de criança :: ✮☆✮ Ajuda Pedagógica ✮☆✮ :: Questões Didáticas-
Ir para: