Conceções de Currículo
Apresentadas por diferentes estudiosos, aqui ficam apenas alguns:
“Currículo em educação pré-escolar engloba todas as situações com as quais a criança se confronta na escola, estejam previstas ou não” (Meireles Coelho 1989)
“A maioria do currículos em educação pré-escolar, organiza-se em torno de actividades, situações lúdicas ou experiências proporcionadas às crianças” (Ribeiro 1990)
- Prevalece a componente lúdica e relacional e menos o conteúdo e avaliação.
“Sequência organizada de tarefas ou propostas de tarefas de ensino-aprendizagem tem como a utilização de materiais, tudo decorrendo num determinado cenário” (Bairrão e Vasconcelos, 1997)
- Sequência organizada em função da idade
- Tarefas adquadas desenvolvimentalmente e significativas
- Culturamente matizadas: fontes de currículo de Albert apontam para este aspecto (documento, cultura inserida no contexto)
-Diversificadas “currículo entendido como aquilo que acontece quando a maioria das actividades passa pelas acções das crianças”: ideia de currículo, o educador precisa de planear.
Não há planeamento prévio de actividades por parte do educador, o que acontece diariamento no J.I. é fruto das escolhas das crianças.
Currículo centrado na criança
Cabe ao educador a tarefa de proporcionar um ambiente rico, estimulante, e acolhedor.
Valoriza-se a espontaneidade da criança
Estas afirmações levam-nos a pensar no currículo em educação pré-escolar deve:
Incluir todas as actividades planeadas ou não;
Previligiar o currículo oculto-situações que não se prevêem mas que acontecem
Atribui importãnia às relações sociais que as crianças estabelecem no contexto educativo
Outras conceções de currículo reflectem ideias diferentes