Os primeiros anos são fundamentais e preponderantes para o desenvolvimento de qualquer criança uma vez que é durante esse período que ela forma a base das suas aprendizagens futuras através da informação, das experiências, do conhecimento e das actividades a que vai sendo sujeita no presente.
Aquando na entrada no primeiro ciclo é esperado que tenha já adquirido competências que lhe permita enfrentar os primeiros anos de sua escolarização com sucesso e facilidade. Para tal foram estipuladas as metas de aprendizagem para a educação pré-escolar – conjunto de directrizes que estipula as competências mínimas a serem desenvolvidas até à entrada no primeiro ano da escola básica, “de forma a serem portadores de uma literacia científica própria da sua idade e que os habilite a compreenderem o mundo onde estão inseridos”. (in Introdução – Metas de Aprendizagem, Ministério da Educação)
De entre os vários domínios, as metas de aprendizagem propostas para a educação das crianças no pré-escolar referentes ao conhecimento do mundo têm o intuito de trabalhar com elas as diferenças entre as ciências naturais e humanas permitindo-lhe explorar os conteúdos iniciais de ambas as áreas. Estas competências são fundamentais para a estruturação do pensamento científico, que permite à criança compreender, interpretar, orientar-se e integrar-se no mundo que a rodeia. Estas competências são a base da aprendizagem do Estudo do Meio (no primeiro ciclo) e um contributo importante de diferentes áreas científicas, tais como as Ciências Naturais, a Geografia e a História, ao longo dos anos seguintes.
Esta área é constituída por 36 metas de aprendizagem e pode ser subdivida em três domínios específicos, são eles a localização no espaço e no tempo; o conhecimento do ambiente natural e social e o dinamismo das inter-relações natural-social.
No sub domínio referente à localização no espaço e no tempo pretende-se explorar, com as crianças, princípios básicos de orientação quer espacial que temporal que lhes permitam ir conhecendo a sua circunstância. Neste domínio, no final da educação pré-escolar a criança deverá:
Meta Final 1 – utilizar noções espaciais relativas a partir da sua perspectiva como observador (exemplos: em cima/em baixo, dentro/fora, entre, perto/ longe, atrás/ à frente, à esquerda/à direita.).
Meta Final 2 – localizar elementos do seu espaço de vivências associando-os às suas finalidades.
Meta Final 3 - reconhecer uma planta (simplificada) como representação de uma realidade.
Meta Final 4 – identificar elementos conhecidos numa fotografia e confrontá-los com a realidade observada.
Meta Final 5 – descrever itinerários diários e não diários.
Meta Final 6 – reconhecer diferentes formas de representação da Terra e identificar, nas mesmas, alguns lugares.
Meta Final 7 – distinguir unidades de tempo básicas (dia e noite, manhã e tarde, semana, estações do ano, ano).
Meta Final 8 – nomear, ordenar e estabelecer sequências de diferentes momentos da rotina diária e reconhecer outros momentos importantes de vida pessoal e da comunidade.
Meta Final 9 – identificar algumas diferenças e semelhanças entre meios diversos e ao longo de tempos diferentes.
Meta Final 10 – representar (através de desenho ou de outros meios) lugares reais ou imaginários e descrevê-los oralmente.
De entre as várias actividades que podem ir sendo realizadas, de forma lúdica, para estimular as várias metas, salientam-se:
Cantigas em que se abordem conceitos específicos, complementadas com mimica.
“lá em cima está o ti-ro-li-ro-li, cá em baixo está o ti-ro-li-ro-ló…”;
Jogos do tesouro por indicações “tens que ir a procura de uma coisa que está em cima da mesa e dentro do pote” | “de que cor é o carro que está mais longe” | “diz-me todos os carros brancos que apareçam à nossa direita”;
Jogo de comportamento por espaço – construir caixas representativas dos vários ambientes da criança (escola, casa, recreio..) e colocar neles cartões com o que pode e não pode fazer em cada espaço;
Pode ser ainda pedido à criança que retracte estes espaços tendo em conta as suas características.
Jogos de mimica nos quais tenham que representar actividades/acções diárias tais como: “o que se faz na sala” ; “o que se faz no recreio”
Esta actividade pode ser realizada também com os períodos do dia: “o que se faz de manhã”, “o que se faz quando está escuro”
Caça ao tesouro usando indicações verbais
Caça ao tesouro com recurso a mapas ou desenhos de percursos a seguir.
Para crianças mais crescidas o mapa poderá ter outras indicações que permitam a criança orientar-se mais autonomamente, como é o caso de setas (a indicar o trajecto a seguir, ou pontos cardeais)
Análise de mapas de percursos ou trajectos
Analisar o mapa do autocarro, do metro
Pedir o mapa de um museu e deixar que seja a criança a dirigir a visita;
Peddy papper por imagens – pedir à criança que encontre os objectos iguais aos que estão nas fotografias.
Analise de uma imagem pedindo que recorde o máximo de objectos.
Quando lhe pedir que descreva a imagem pode dar-lhe indicações que só quer a informação que estava mais à esquerda ou mais à direita…
10. Descrição de rotinas e vivências
As descrições podem ser complementadas com perguntas de organização temporal: “e o que fizeste antes”; “o que fizeste/vais fazer a seguir”
11. No final do dia cada um pode ficar incumbido de reportar sumariamente as actividades realizadas, e os outros podem completar a informação no final (ordeiramente);
12. Jogos E se… . estes jogos permitem que a crianças, recorrendo à imaginação procure pensar na vida de outras pessoal, culturas, épocas históricas.
No subdomínio conhecimento do ambiente natural e socialpretende-se que a criança adquira competências de respeito pelo meio ambiente e pelo seu grupo de pares. No final da educação pré-escolar a criança deverá ter adquirido, neste domínio, a capacidade de:
Meta Final 11 – identificar elementos do ambiente natural (exemplos: estados de tempo, rochas, acidentes orográficos, linhas de água, flora…) e social (exemplos: construções, vias e meios de comunicação, serviços…) de um lugar.
Meta Final 12 – formular questões sobre lugares, contextos e acontecimentos que observa (directa ou indirectamente) no seu quotidiano.
Meta Final 13 – estabelecer semelhanças e diferenças entre materiais e entre materiais e objectos, segundo algumas propriedades simples (exemplos: textura, cor, cheiro).
Meta Final 14 – classificar materiais por grandes grupos relacionando as suas propriedades com a função de uso dos objectos feitos a partir deles.
Meta Final 15 – indicar, em casos particulares, em que os objectos e os seres vivos podem ser afectados por forças que actuam sobre eles e podem modificar a sua posição.
Meta Final 16 - identificar a origem de um dado material de uso corrente.
Meta Final 17 - identificar comportamentos distintos de materiais
Meta Final 18 - identificar, designar e localizar correctamente diferentes partes externas do corpo, e reconhecer a sua identidade sexual.
Meta Final 19 - identificar-se, reconhecendo as suas características individuais.
Meta Final 20 - expressar um sentido de conhecimento de si mesma e de pertença a um lugar e a um tempo.
Meta Final 21 - reconhecer que o ser humano tem necessidades fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e de auto-realização e que passa por um processo de crescimento e desenvolvimento, explicando semelhanças e diferenças entre estas necessidades humanas e as de outros seres vivos.
Meta Final 22 - identificar permanência e mudança nos processos de crescimento, associando-o a diferentes fases nos seres vivos, incluindo o ser humano.
Meta Final 23 – verificar que os animais apresentam características próprias e únicas e podem ser agrupados segundo diferentes critérios.
Meta Final 24 - identificar as diferentes partes constituintes de vários tipos de animais e reconhecer alguns aspectos das suas características físicas e modos de vida.
Meta Final 25 - comparar o processo de germinação de sementes distintas e o crescimento de plantas, através de experiências, distinguindo as diferentes partes de uma planta.
Meta Final 26 – identificar algumas profissões e serviços no seu meio familiar e local, ou noutros que conheça.
Meta Final 27 - reconstruir relatos acerca de situações do presente e do passado, pessoal, local ou outro, e distinguir situações reais de ficcionais.
Meta Final 28 - antecipar acções simples para o seu futuro próximo e mais distante, a partir de contextos presentes.
Meta Final 29 - identificar informações sobre o passado expressas em linguagens diversas.
Meta Final 30 - ordenar acontecimentos, momentos de um relato ou imagens com sequência temporal construindo uma narrativa cronológica, mobilizando linguagem oral e outras formas de expressão.
De entre as várias actividades que podem ir sendo realizadas, de forma lúdica, para estimular as várias metas, salientam-se:
Foto reportagem de vários elementos naturais de um lugar
Apresentação de fotos/elementos ou materiais
Diálogo/exposição de temas sobre o quotidiano
Procurando relacional as propriedades dos materiais com a sua função ou uso
Procurando conhecer as várias origens dos materiais
Jogos de conjuntos com os materiais e objectos – agrupar os materiais segundo as suas propriedades simples
Experiências com elementos físicos
Atracção de materiais (íman)
Soluções (agua e areia; agua e azeite, agua e açúcar…)
Canções sobre as partes do corpo
Jogos de expressão corporal
Jogos de mimica sobre as necessidades do ser humano e as fases da vida
Foto reportagem sobre a vida animal e as suas características
Imagens podem ser agrupadas em jogos de conjuntos consoante características apresentadas
10. Análise de uma planta nas suas várias etapas
Germinação de um feijão
11. Jogos de profissões, visitas de estudo e contactos com vários profissionais
Mimica das profissões
Análise de material/farda de cada profissão
12. Histórias e contos – trabalhar a noção de passado e futuro e de personagens reais e do imaginário
13. Descrição de imagens, de histórias e de acontecimento do dia-a-dia
No subdomínio conhecimento do dinamismo das inter-relações natural e social pretende-se que a criança adquira competências de respeito pelo meio ambiente e pelo seu grupo de pares. No final da educação pré-escolar a criança deverá ter adquirido, neste domínio, a capacidade de:
Meta Final 31 - situar-se socialmente numa família e também noutros grupos sociais de pertença, reconhecendo a sua identidade pessoal e cultural.
Meta Final 32 – descrever a importância da separação dos resíduos sólidos domésticos, identificando os materiais a colocar em cada um dos ecopontos
Meta Final 33 – manifestar comportamentos de preocupação com a conservação da natureza e respeito pelo ambiente, indicando algumas práticas adequadas.
Meta Final 34 – identificar sequências de ciclos de vida de diferentes fenómenos que estão relacionados com a sua vida diária.
Meta Final 35 – usar e justificar algumas razões de práticas de higiene corporal, alimentar, saúde e segurança.
Meta Final 36 – reconhecer a diversidade de características e hábitos de outras pessoas e grupos, manifestando atitudes de respeito pela diversidade.
De entre as várias actividades que podem ir sendo realizadas, de forma lúdica, para estimular as várias metas, salientam-se:
Construção da árvore genealógica
Construção de um pequeno ecoponto
Analise da importância de reciclar
Conhecimento do tipo de materiais que são recicláveis
Jogos de sequências e parecenças
Emparelhamento do período do dia e das actividades esperadas para esse período
Jogos de segurança rodoviária
Construção de uma pequena pista na qual se podem explorar as várias regras
Visita a museus e a espaços culturais